top of page
  • Eula D.T.Cabral

Especialistas analisam televisão e cultura brasileira no RJ


No dia 23 de setembro de 2019 será realizado o terceiro evento do II Ciclo de Palestras "Paradigmas Culturais Hoje" que tem como tema “Televisão e Cultura Brasileira”. O objetivo é reunir especialistas, ativistas, pesquisadores e alunos de graduação e Pós-graduação das áreas cultural e midiática para analisar e debater a temática.

O evento acontece na Sala de Cursos da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) às 18h. As inscrições são gratuitas e limitadas e podem ser feitas a partir do envio de email para coloquio.epcc@gmail.com

A temática “Televisão e Cultura Brasileira” será analisada pelos especialistas:

Maria Byington - pesquisadora na TV Globo - Globo Comunicação e Participações S.A. Possui graduação em Bachelor of Fine Arts on Broadcast Journalism - School of Visual Arts SVA-NY (1991) com revalidação junto ao Bacharelado de Imagem e Som da UFSCar Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência nas áreas de Comunicação e Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa audiovisual, arquivo audiovisual, videoarte, tecnologia audiovisual e preservação audiovisual.

João Alegria - diretor do Canal Futura e professor do Curso de Design, na habilitação em Mídias Digitais, na PUC-Rio. É consultor de conteúdo, curador e propositor de projetos no campo da arte e da cultura. Doutor em Educação Brasileira pela PUC-Rio. Trabalhou como autor e diretor de TV realizando projetos para as principais emissoras do país. Atua principalmente nas interações entre Educação, Comunicação e Tecnologias Contemporâneas, desenvolvendo projetos em Mídia Educação e novas práticas educacionais com uso de tecnologias contemporâneas.

Rita Marques - membro do Conselho Executivo da Federação Internacional dos Arquivos de Televisão, desde 2016. Consultora em gerenciamento de conteúdo e curadoria digital, foi gerente do Centro de Documentação (Cedoc) da Rede Globo, onde trabalhou 35 anos. Atua com gestão, acompanhamento e atualização permanente dos processos tecnológicos para inserção de metadados, indexação e preservação dos conteúdos digitais, em caráter definitivo no acervo da empresa. Além da gestão e organização de conteúdo digital.

Eula Cabral – trabalha na FCRB com pesquisas e projetos no Setor de Pesquisa em Políticas Culturais, atuando na área de Economia Política da Comunicação e da Cultura, e professora do Mestrado em Memória e Acervos. Tem Pós-Doutorado em Comunicação pela UERJ. É Doutora e Mestre em Comunicação Social pela UMESP. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa EMERGE. Coordenadora nacional do GT Políticas de Comunicação da ULEPICC-Br. Coordenadora do projeto de pesquisa “Concentração midiática diante da democratização da comunicação e da diversidade cultural: análise das estratégias dos grandes conglomerados” (FCRB).

O II Ciclo de Palestras "Paradigmas Culturais Hoje" é uma realização da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), Setor de Políticas Culturais, projeto Economia Política da Comunicação e da Cultura (EPCC) e do Programa de Pós-Graduação em Memória e Acervos - Mestrado Profissional em Memória e Acervos (PPGMA/FCRB); do Centro de Pesquisa e Produção em Comunicação e Emergência (EMERGE); e do GT1 – Políticas de Comunicação, da União Latina de Economia, Política da Informação e Cultura, capítulo Brasil (ULEPICC-Br). A Sala de Cursos da Fundação Casa de Rui Barbosa fica localizada na rua São Clemente 134, no bairro de Botafogo e próxima ao metrô de Botafogo, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Dúvidas e inscrições: coloquio.epcc@gmail.com Confira o próximo evento da série:

Tema: Cultura e Comunicação Organizacional e Novas Tecnologias

Data: 04/11/2019 Palestrantes: Lívia Brito (Coletivo autônomo de mulheres pretas - Adelinas); Regina Varella de Almeida (UFRJ); Eula Cabral (FCRB)

128 visualizações
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • EPCC no YouTube
  • Casa de Rui Barbosa
bottom of page