top of page
  • Eula D.T.Cabral

"Cultura, Comunicação Organizacional e Novas Tecnologias" é tema de análise no RJ

Ter cultura, comunicação organizacional e usar as novas tecnologias a favor de todas as instituições, sejam públicas ou privadas, são fundamentais para o reconhecimento em qualquer comunidade. Mas, será que os institutos culturais, os de pesquisa e as organizações sociais são bem aceitos pela sociedade? O que precisa mudar? Em que precisam melhorar? Os brasileiros sabem quais são direitos em relação à informação, à comunicação e à cultura? Têm conhecimento e se apropriam do que existe no país?

Para entender melhor essas questões, no dia 04 de novembro de 2019 será realizado o último evento do II Ciclo de Palestras “Paradigmas Culturais Hoje" que tem como tema “Cultura, Comunicação Organizacional e Novas Tecnologias”. O objetivo é reunir especialistas, ativistas, pesquisadores e alunos de graduação e Pós-graduação das áreas cultural e midiática para analisar e debater a temática.

O evento acontece na Sala de Cursos da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) às 18h. As inscrições são gratuitas e limitadas e podem ser feitas a partir do envio de email para coloquio.epcc@gmail.com

A temática “Cultura, Comunicação Organizacional e Novas Tecnologias” será analisada pelos especialistas:

Lívia Magalhães de Brito - Mestre em Preservação do Patrimônio Cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), faz Especialização em Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas na ECA/USP. Sua pesquisa de Mestrado foi sobre o papel da comunicação organizacional na atuação do Iphan na Superintendência do Rio Grande do Norte, propondo ações e atividades que promovam a comunicação ideal em instituições públicas culturais. É assessora de Comunicação do Programa Rio Doce do Fundo Brasil e membro do Coletivo Autônomo de Mulheres Pretas - Adelinas. No coletivo promove o intercâmbio cultural entre mulheres negras da América Latina. Trabalha com comunicação organizacional, memória, diversidade, patrimônio, políticas culturais e direitos das mulheres.

Regina Célia B. Varella de Almeida – Doutora em Comunicação Social pela PUC-Rio e Especialista em Marketing pela ESPM-Rio. Trabalhou na Universidade Estácio de Sá e na Rede Globo de Televisão, na área de programação, como coordenadora de produção de chamadas no departamento de Promoções e como mídia nacional de chamadas da Rede. Atualmente é pesquisadora colaboradora da Agência UFRJ de Inovação trabalhando com o tema “Sobrevivendo em tempos midiáticos”, onde é feita a reflexão sobre a relação da humanidade com as mídias, a partir dos eixos: “1 - o fato de vivermos em tempos paradoxais: na era da comunicação e da informação estamos produzindo monólogos em vez de diálogos; 2 - como equilibrar duas existências, a física/biológica e a digital/virtual, se o dia continua tendo 24 horas”.

Cláudia Pereira Galhardi - Faz pós-doutorado na Fundação Oswaldo Cruz (ENSP-FIOCRUZ-RJ) na área de Comunicação e Saúde Pública e é doutora em Comunicação Audiovisual pela Universidad de Salamanca – USAL. É pesquisadora colaboradora do Center for Research in Communication, Information and Digital Culture da Universidade Nova de Lisboa. Integra o Grupo de Estudos de Novas Narrativas -GENN-USP. Desenvolveu o software-SAAV – Sistema de Análise Audiovisual e o aplicativo EU FISCALIZO, plataforma que viabiliza o monitoramento de conteúdos inapropriados veiculados nos meios de comunicação. Atua na área de Comunicação a partir dos seguintes eixos: metodologia da pesquisa; mercado televisivo; produção e distribuição de audiovisual e estudo de mídia e audiência infantojuvenil.

Eula D.T. Cabral – trabalha na FCRB com pesquisas e projetos no Setor de Pesquisa em Políticas Culturais, atuando na área de Economia Política da Comunicação e da Cultura, e é professora do Mestrado em Memória e Acervos. Tem Pós-Doutorado em Comunicação pela UERJ. É Doutora e Mestre em Comunicação Social pela UMESP. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa EMERGE. É coordenadora do projeto “Concentração midiática diante da democratização da comunicação e da diversidade cultural”, que leva em consideração três estratégias de atuação: 1. investigação científica e análise do cenário midiático brasileiro; 2. realização de eventos que aproximam pesquisadores e ativistas para o debate e busca de alternativas para a democratização da mídia e da área cultural; 3. site EPCC.

O II Ciclo de Palestras "Paradigmas Culturais Hoje" é uma realização da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), Setor de Políticas Culturais, projeto Economia Política da Comunicação e da Cultura (EPCC) e do Programa de Pós-Graduação em Memória e Acervos - Mestrado Profissional em Memória e Acervos (PPGMA/FCRB); do Centro de Pesquisa e Produção em Comunicação e Emergência (EMERGE); e do GT1 – Políticas de Comunicação, da União Latina de Economia, Política da Informação e Cultura, capítulo Brasil (ULEPICC-Br). A Sala de Cursos da Fundação Casa de Rui Barbosa fica localizada na rua São Clemente 134, no bairro de Botafogo e próxima ao metrô de Botafogo, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Dúvidas e inscrições: coloquio.epcc@gmail.com Confira os eventos realizados pelo projeto EPCC - https://www.youtube.com/channel/UC7niIPYHyPTpr24THJx-hiw/videos

67 visualizações
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • EPCC no YouTube
  • Casa de Rui Barbosa
bottom of page