top of page

EPCC disponibiliza análise sobre "Cultura, mídia e democracia"

  • Eula D.T.Cabral
  • 16 de out. de 2019
  • 3 min de leitura

Atualizado: 26 de abr. de 2021


É possível democratizar a mídia e a cultura no Brasil? A sociedade sabe que a comunicação e a cultura são direitos humanos? Como lutar em prol da democratização midiática e cultural no país? O que as universidades, instituições de pesquisa e da sociedade civil pesquisam e difundem aos brasileiros? O que registram e garantem as legislações nacionais e internacionais?

Para entender melhor a relação entre "Cultura, Mídia e Democracia" foi realizado no dia 14 de outubro de 2019 o VII Colóquio de Economia Política da Comunicação e da Cultura (EPCC). O evento aconteceu na Sala de Cursos da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), reunindo ativistas, especialistas, pesquisadores e alunos de graduação e Pós-graduação das áreas cultural e midiática. O vídeo do evento já está está disponível no canal EPCC Brasil.

A temática “Cultura, Mídia e Democracia” foi analisada pelos especialistas:

Laurindo Leal Filho - diretor do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, colunista da Revista do Brasil e do site Carta Maior. Professor aposentado da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP). Dirigiu e apresentou o programa VerTV, exibido pela TV Brasil e pela TV Câmara. É autor dos livros "A mídia descontrolada: episódios da luta contra o pensamento único"; "Atrás das Câmeras: relações entre Estado, Cultura e Televisão"; "A TV sob controle: a resposta da sociedade ao poder da televisão", dentre outros.

Rosângela Fernandes - fundadora e coordenadora da ONG CRIAR BRASIL - Centro de Imprensa, Assessoria e Rádio - desde 1994, instituição que tem como missão a defesa do direito humano à comunicação através do apoio aos movimentos populares, onde atua como coordenadora de projetos de produção de podcasts e vídeos, da TV dos Trabalhadores no Rio de Janeiro (TVT RIO) e do Radiotube.org.br, rede social exclusiva para a cidadania. Tem 30 anos de experiência em jornalismo, com foco em defesa de direitos e audiovisual.

Eula Cabral - trabalha na FCRB com pesquisas e projetos no Setor de Pesquisa em Políticas Culturais, atuando na área de Economia Política da Comunicação e da Cultura, e professora do Mestrado em Memória e Acervos. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa EMERGE. Coordenadora nacional do GT Políticas de Comunicação da ULEPICC-Br. Coordenadora do projeto de pesquisa “Concentração midiática diante da democratização da comunicação e da diversidade cultural: análise das estratégias dos grandes conglomerados” (FCRB).

O VII Colóquio de Economia Política da Comunicação e da Cultura (EPCC) é uma realização da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), Setor de Políticas Culturais, projeto Economia Política da Comunicação e da Cultura (EPCC) e do Programa de Pós-Graduação em Memória e Acervos - Mestrado Profissional em Memória e Acervos (PPGMA/FCRB); do Centro de Pesquisa e Produção em Comunicação e Emergência (EMERGE); e do GT1 – Políticas de Comunicação, da União Latina de Economia, Política da Informação e Cultura, capítulo Brasil (ULEPICC-Br).

Confira os próximos eventos. e os vídeos dos eventos realizados pelo projeto EPCC.

 
 
 

Commentaires

Les commentaires n'ont pas pu être chargés.
Il semble qu'un problème technique est survenu. Veuillez essayer de vous reconnecter ou d'actualiser la page.
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • EPCC no YouTube
  • Casa de Rui Barbosa
bottom of page