Racismo: Institucional x Estrutural
Apesar de sútil, há diferença entre o racismo institucional e o estrutural. Entenda:
O Correio Braziliense, em entrevista à professora Fernanda Barros, noticiou as definições da professora:
O racismo estrutural são comportamentos individuais advindos de uma sociedade racista, cujo preconceito referente a pessoas negras é a regra e não a exceção. É uma convenção social que dá significado à forma como lidamos com o outro a partir de construções sociais pré-concebidas. É uma relação social onde é possível observar desiquilíbrios nas relações sociais com base na cor da pele.
O racismo institucional está presente principalmente em locais de tomada de poder como o legislativo, o judiciário, o Ministério Público, assim como em reitorias de universidades, instituições privadas e diretorias de empresas. A minoria tenta adentrar as estruturas de poder, mas está sempre em posição de desvantagem devido a mecanismos mobilizados pelo grupo hegemônico, no caso, os brancos.
“O racismo institucional nem sempre é evidente, ele é muito difícil de ser observado e ser de fato enquadrado. Ele é menos evidente, é muito mais sutil, menos identificável em termos de indivíduos específicos que cometem os atos e recebe muito menos condenação pública”, afirma Fernanda.
Saiba mais em: https://www.correiobraziliense.com.br/brasil/2022/08/5026266-entenda-a-diferenca-entre-racismo-institucional-e-racismo-estrutural.html
Comments