top of page
  • Eula D.T.Cabral.

Entre a política e o coronavírus: o acesso às informações em meio à pandemia

O Brasil vem sendo palco de informações que afetam o cotidiano dos brasileiros. As crises políticas ocorridas nos últimos meses vêm influenciando a economia, a saúde e o bem-estar da população. E dia 22 de maio de 2020 não foi diferente.

O ministro Celso de Mello, decano do Supremo Tribunal Federal (STF), liberou o vídeo e a transcrição da reunião de 22 de abril de 2020 do presidente Jair Bolsonaro com seus ministros no Palácio do Planalto, sendo restritos trechos que se referem à China e ao Paraguai, países que mantêm relação diplomática com o Brasil. A decisão é resultado do Inquérito (INQ) 4831, que apura as declarações do ex-ministro da Justiça Sérgio Moro sobre a tentativa do presidente da República interferir politicamente na Polícia Federal.

Qual a importância do teor da decisão do ministro Celso de Mello e o acesso ao vídeo da reunião? O fato é entender as decisões que vêm sendo tomadas no Brasil sobre o cenário político, econômico, social e, principalmente, sobre a saúde dos brasileiros em meio à pandemia.

De acordo com o Painel Coronavírus do Ministério da Saúde, atualizado no dia 22 de maio de 2020, às 19h15, pelo governo brasileiro, são 330.890 casos confirmados e 21.048 óbitos, sendo somente em 24h 1.001 vítimas (crianças, jovens e idosos). Números que, comparados com os demais países do mundo, já ocupa o segundo lugar no ranking.

Mesmo com o grande número de mortos, o governo brasileiro coloca em pauta as questões políticas e econômicas, deixando de lado o sofrimento das famílias dos milhares de brasileiros vítimas do coronavírus. Qual o caminho a seguir diante da realidade política?

É importante que a população entenda o que está acontecendo, o que é a doença, tendo acesso às informações que tenham credibilidade, publicadas e comprovadas pela área científica, como as que são disponibilizadas pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde. Os brasileiros precisam entender o cenário atual, discernir quais são as informações verdadeiras diante de um grande número de notícias falsas e tentar reagir, evitando que mais famílias sejam devastadas pelo coronavírus.

Saiba mais

30 visualizações
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • EPCC no YouTube
  • Casa de Rui Barbosa
bottom of page