Instituições científicas se mobilizam em prol da comunicação democrática
- Eula D.T.Cabral
- 13 de set. de 2017
- 1 min de leitura
Mesmo com as crises políticas que vêm acontecendo no Brasil, as instituições de pesquisa e de ensino retomam suas bandeiras de luta e voltam a se mobilizar em prol da comunicação democrática.
No maior evento de comunicação científica do Brasil, Intercom, pesquisadores e alunos analisaram a mídia a partir de suas estratégias, da EPCC e do curso "Desafios da comunicação democrática como direito humano", ministrado por Eula Cabral (FCRB) e Adilson Cabral (UFF).
Na PUC-Rio está sendo realizado o Encontro Mídia Livre: Comunicação, Direitos Humanos e Tecnologias. Na UFF, a Mesa de diálogo sobre radiodifusão comunitária. Na UFRJ, o Laboratório de Mídia Cidadã. Na USP, o SBPJOR 2017 analisa "Jornalismo e os Direitos Humanos". E, com o tema "O direito à comunicação na luta por uma cidadania ativa", a UFJF realiza a XII Conferência Brasileira de Mídia Cidadã.
A FCRB também se mobiliza. Traz especialistas de EPCC para analisar e debater com pesquisadores e ativistas as "Políticas de Fomento ao Audiovisual diante do compadrio na Comunicação e na Cultura", em seu III Colóquio de Economia Política da Comunicação e da Cultura.
Excelentes oportunidades de análise, reflexão e mobilização da sociedade em prol da Democratização da Comunicação.
Comentários