Cultura em pauta
- Eula D.T.Cabral
- 7 de jun. de 2018
- 1 min de leitura
O Brasil é um país multicultural. Como não apreciar as realidades de cada canto, de cada região?
A Constituição federal (1988) registra que o Estado deve garantir "a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais" (art.215). Além disso, que "protegerá as manifestações das culturas populares, indígenas e afro-brasileiras, e das de outros grupos participantes do processo civilizatório nacional", como registra o §1º do art.215.
Mas, isso é feito?
Para tentar amenizar o que vem sendo deixado de lado, as instituições começam a chamar a sociedade para debater e entender melhor a área cultural, além de publicarem obras que mostram e analisam a cultura no Brasil.
A Cátedra UNESCO de Políticas Culturais e Gestão - FCRB está disponibilizando o Repositório de Políticas Culturais.
O Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) - departamento do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (Nic.br), que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet do Brasil (Cgi.br) - acaba de publicar a Pesquisa sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação nos equipamentos culturais brasileiros – TIC Cultura 2016. O Serviço Social do Comércio (SESC) criou uma Política Cultural voltada para os brasileiros com atividades gratuitas.
O Repositório institucional da Universidade Federal da Bahia (UFBA) disponibilizou os três volumes da Coleção Cultura e Pensamento que trata sobre Direitos Culturais, Políticas Culturais para as Cidades e para as Artes.
Comentarios