top of page
  • Eula D.T.Cabral.

Conhecimento acessível à sociedade: paradigmas culturais hoje

O grupo EPCC, desde sua organização no setor de Políticas Culturais da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), vem trabalhando com pesquisas que mostram como a ciência pode ajudar a sociedade brasileira. E, desde o final de agosto de 2018, junto com especialistas brasileiros e portugueses, vem levando aos alunos da disciplina "O Paradigma Cultural Hoje", do Mestrado em Memórias e Acervos da FCRB, experiências e pesquisas que contribuem com o povo brasileiro.

No dia 29 de agosto de 2018 foi realizado o II Colóquio de Culturas Digitais, onde os pesquisadores Paulo Faustino, da Universidade de Porto (Portugal), Renata Tomaz, da Universidade Federal Fluminense (UFF), e Eula D.T.Cabral, da FCRB, analisaram a temática “Novas tecnologias em tempos de crise”. Além de se verificar os cenários nacional e internacional sob o ângulo tecnológico e como a sociedade vem assimilando e se apropriando das novas tecnologias, analisou-se o caso concreto da relação entre crianças e Internet, destacando a pesquisa feita por Renata Tomaz: "O Que Você Vai Ser Antes de Crescer? Youtubers, Infância e Celebridade", vencedora do Prêmio Eduardo Peñuela 2018 na categoria Melhor Tese de Doutorado.

Já no dia 05 de setembro de 2018, deu-se início ao Ciclo de Palestras "Cultura Hoje", que passará a ser chamado 'Ciclo de Palestras "Paradigmas Culturais Hoje"', analisando-se a temática Políticas Culturais e Direitos Humanos na Internet. Dividido em duas partes, Lia Calabre, coordenadora da Cátedra Unesco de Políticas Culturais e Gestão e chefe do setor de Políticas Culturais da FCRB, analisou as Políticas Culturais no Brasil e a importância de se apropriar da Cultura como Direito Humano, tema levantado por Eula D.T.Cabral que trabalhará a temática no dia 12 de setembro de 2018 com os alunos do Mestrado.

A segunda parte do evento analisou a “Escola de App: enfrentando a violência online contra meninas”, projeto que tem como objetivo discutir a questão da violência contra a mulher, privacidade e segurança na rede e ensinar alunas de escolas públicas de ensino médio a programar aplicativos. O projeto, que envolve pesquisa, extensão e políticas públicas e que está disponível também no Facebook e Instagram, foi apresentado pelos pesquisadores da Universidade de Brasília (UNB): Janara Sousa - professora do Programa de Pós-Graduação, da Faculdade de Comunicação e coordenadora do grupo de pesquisa Internet e Direitos Humanos e projeto “Escola de App: enfrentando a violência online contra meninas”; Gerson Scheidweiler - professor da UNB e assessor parlamentar da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados; e Luísa Montenegro - doutoranda da linha de pesquisa Políticas de Comunicação e de Cultura da Faculdade de Comunicação da UNB e subcoordenadora do projeto Escola de App.

Projetos que chamam a atenção da sociedade para problemas que atingem centenas de brasileiros desassistidos e que, muitas vezes, não têm acesso ao conhecimento e que não sabem como se defender e enfrentar problemas diários que vêm acontecendo até mesmo dentro de suas casas. Pesquisas feitas dentro das universidades brasileiras que ultrapassam os muros da academia e chegam nas realidades diárias dos brasileiros.

Para participar e acompanhar as temáticas trabalhadas, basta verificar a programação

e se inscrever pelo email coloquio.epcc@gmail.com

34 visualizações
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • EPCC no YouTube
  • Casa de Rui Barbosa
bottom of page