top of page
  • Eula D.T.Cabral.

Ativismo digital na América Latina é debatido no V Colóquio de Economia Política da Comunicação e da


Como analisar e lutar em prol da comunicação e da cultura como direito de todo(a)s?

Nos dias 18 e 19 de outubro de 2018 foi realizado no Rio de Janeiro o “V Colóquio de Economia Política da Comunicação e da Cultura (V CEPCC) e o IV Encontro do EMERGE”, que analisou “A emergência da comunicação comunitária e do ativismo digital por uma sociedade mais democrática”.

“Ativismo digital na América Latina” foi o tema da conferência de abertura do evento, feito pela pesquisadora Maria Soledad Segura, da Universidad Nacional de Córdoba - Argentina, no dia 18 de outubro de 2018 no auditório da Fundação Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro (RJ).

Tema de que merece análise de todo(a)s que buscam entender melhor a importância do direito à comunicação e à cultura.

A pesquisadora Maria Soledad Segura analisou o “Ativismo digital na América Latina”, levando em consideração a participação das organizações sociais nas reformas de políticas de comunicação na América Latina nas últimas décadas, além das demandas, propostas, estratégias, obstáculos e oportunidades. Verificou, ainda, a formulação de políticas, o predomínio dos sistemas midiáticos na região, a comunicação pública e as demandas para reduzir o poder do mercado e do Estado. Além disso, o impacto e as oportunidades dos debates públicos, da legislação midiática e da competência institucional da sociedade civil diante do cenário midiático da América Latina.

Confira o vídeo - https://www.youtube.com/watch?v=VOSWi1kftVo

O “V Colóquio de Economia Política da Comunicação e da Cultura (V CEPCC) e o IV Encontro do EMERGE” foi uma realização do Centro de Pesquisa e Produção em Comunicação e Emergência (EMERGE); do Programa de Pós-Graduação Mídia e Cotidiano (PPGMC); Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB); Cátedra Unesco de Políticas Culturais e Gestão (FCRB); e do projeto Economia Política da Comunicação e da Cultura (EPCC/FCRB).

O EMERGE - Centro de Pesquisas e Produção em Comunicação e Emergência - é um grupo de pesquisa formado junto ao Curso de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense, em março de 2005, que realiza projetos de ensino, pesquisa e extensão fomentadores de debates, articulações e encontros direcionados a grupos e organizações sociais e acadêmicas, interessados na implementação de processos comunicacionais em suas atividades, permitindo consolidar formas interativas e compartilhadas de atuação.

Os objetivos do EMERGE envolvem a realização de investigações científicas, publicações e a promoção de eventos e debates relacionados aos seguintes temas: Processos comunicacionais emergentes; Políticas e Regulação da Comunicação; Apropriação Social das TICs; Publicidade Social; Mídia Regional. Saiba mais em http://www.emerge.uff.br

O Projeto Economia Política da Comunicação e da Cultura (EPCC) vem sendo desenvolvido, desde 2016, no setor de Políticas Culturais da FCRB. Atua a partir de três estratégias: 1. Pesquisa científica; 2. Eventos; 3. Site EPCC. O objetivo é aproximar a sociedade para a luta em prol da democratização da mídia, analisando-se teorias e práticas de pesquisadores e ativistas das áreas de Comunicação e Cultura, levando-se em consideração a realidade social, econômica, política, cultural e tecnológica, além da legislação e comportamento do mercado. Saiba mais em: https://pesquisaicfcrb.wixsite.com/epcc

Veja mais:

Programação e vídeos do

V Colóquio de Economia Política da Comunicação e da Cultura e IV Encontro do EMERGE

Data: 18 e 19 de outubro de 2018

Local: Auditório da Fundação Casa de Rui Barbosa (RJ – RJ)

Dia 18/10/2018 (quinta-feira)

Mesa 1 – Conferência de abertura (https://www.youtube.com/watch?v=VOSWi1kftVo)

Conferencista: Maria Soledad Segura (Universidad Nacional de Córdoba, Argentina). Mediação: Adilson Vaz Cabral (UFF).

(https://www.youtube.com/watch?v=VOSWi1kftVo&t=7762s)

Palestrantes: Eula D. T. Cabral (FCRB), Adilson Cabral (UFF) e Andrea Medrado (UFF). Mediação: Adilson Vaz Cabral (UFF).

Painel 1 - EPCC e novas tecnologias (https://www.youtube.com/watch?v=9JdcksHA3ng&t=943s)

Mediação: Eula D. T. Cabral (FCRB). Palestrantes: Luana Mattos, Thainá Queiróz, Cíntia Freire, Aderlândia Moreira e Madalena Schmid.

(https://www.youtube.com/watch?v=fPp2WUbs7hQ&t=1545s)

Mediação: Andrea Medrado (UFF). Palestrantes: Taynara Cabral, Adler Mendes, Marina Roale e Letícia Moreira.

Dia 19/10/2018 (sexta-feira)

Mesa 3 – Competências informacionais, estéticas e comunicacionais (https://www.youtube.com/watch?v=pocSbRmDVmc&t=7747s)

Palestrantes: Marco Schneider (UFF/IBICT) e Simone do Vale (UFF). Mediação: Andrea Medrado (UFF).

(https://www.youtube.com/watch?v=pocSbRmDVmc&t=11636s)

Palestrante: Renata Souza (UFF). Mediação: Adilson Vaz Cabral (UFF).

Mesa 5 – Folkcomunicação e mídia regional (https://www.youtube.com/watch?v=pocSbRmDVmc&t=7747s)

Mediação: Eula D.T.Cabral (FCRB). Palestrantes: Maria Érica de Lima (UFC), Bruna Franco (UFC) e Camila Magalhães (UFC).

Painel 3 - Comunicação Comunitária e Políticas de Comunicação (https://www.youtube.com/watch?v=iYSSq5HEaXw&t=1547s)

Mediação: Adilson Cabral (UFF). Palestrantes: Renata Palitó de Carvalho, Mariana Pitasse, Anderson Andreata e Emanuela Amaral.

Painel 4 - Ética e competência crítica em Informação

(https://www.youtube.com/watch?v=p6etaRt-5Xw&t=1576s)

Mediação: Marco Schneider (UFF/IBICT). Palestrantes: Renata Brás e Rafael Zincone.

21 visualizações
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • EPCC no YouTube
  • Casa de Rui Barbosa
bottom of page