top of page
  • Luana Matos

Nova forma do Governo se comunicar

A estrategia de campanha de Jair Bolsonaro, - ao decidir não participar mais dos debates, por exemplo - demonstra uma nova forma do governo se comunicar a partir das redes social, principalmente através do whatsApp, substituindo a velha forma de se fazer campanha.

"O uso das redes sociais pela classe política não começou neste ano e não acabará com o fim da eleição. Os desafios para jornalistas - na linha de frente da comunicação e checagem de informações - e para a sociedade civil são antecipados por experiências de outros países."

Se tem como marco para tal relevância das redes sociais, a utilização por Barack Obama como forma para se aproximar da população, com foco no Twitter. No Brasil temos como marco a conta no twitter da ex-presidenta Dilma Rousseff, que tem até hoje mais seguidores do que Bolsonaro. "Nesse ponto, a teoria de Marshall McLuhan, intelectual da comunicação do século XX, nos ajuda a entender a estratégia. Sua célebre frase “O meio é mensagem” resume a ideia de que, para além do conteúdo, o canal utilizado carrega sozinho um significado."

Marcelo Amaral, professor da Universidade do Sudoeste da Bahia e José Antonio Pinho, professor aposentado da Universidade Federal da Bahia estudam o tema, tentando entender a importância do twitter desde de 2013 e o professor da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul Marco Paulo da Silva afirma “O jornalismo não tem que se preocupar em ser necessariamente palatável, ele tem que se preocupar em dar conta da complexidade do momento histórico.”


9 visualizações
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • EPCC no YouTube
  • Casa de Rui Barbosa
bottom of page