top of page
  • Luana Matos

Ministério da Cultura é extinto

Apesar de Jair Bolsonaro ainda manter sete ministérios a mais do que o planejado - totalizando vinte e dois -, o Ministério da Cultura foi fundido ao Desenvolvimento Social e a Esportes no novo Ministério da Cidadania. Quem irá assumir o ministério será o deputado Osmar Terra sugerido pela frente parlamentar de assistência social.

Segundo o futuro Presidente a ação de reduzir ministérios foi para diminuir custos, no entanto, isso pode significar perda de protagonismo. No caso da Cultura especificamente a justificativa foi que a função da área era “apenas centro de negociações da Lei Rouanet”.

Contudo, de acordo com o atual ministro da cultura Sergio Sá Leitão "mais de R$ 17 bilhões foram injetados na nossa economia criativa, contribuindo para a geração de renda, a geração de emprego e inclusive para aumento de arrecadação tributária. Duvido que havia outro programa com mais rigor e mais transparência que a Lei Rouanet. Todas as informações estão disponíveis via site.”. Mais do que isso, ele afirma que a cultura é um dos 10 maiores setores da economia e tem potencial para um maior crescimento.

Além disso, segundo "o relatório Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil, publicado pela Firjan (Federação da Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), a área gerou riqueza equivalente a R$ 155,6 bilhões em 2015. Por essa estimativa, o setor criativo foi responsável por 2,64% do PIB nacional no mesmo ano e empregou formalmente 851,2 mil pessoas. Para efeito de comparação, no mesmo ano, a indústria automobilística foi responsável por 4,1% do PIB. Em 2017, as montadoras empregavam 126,3 mil trabalhadores." (Nexo Jornal)

6 visualizações
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • EPCC no YouTube
  • Casa de Rui Barbosa
bottom of page