top of page
  • Eula D.T.Cabral

Renata Souza fala sobre Direito à Cultura e à Comunicação no VI Colóquio de EPCC

No dia 13 de maio de 2019 (segunda-feira), às 14h, será realizado no Rio de Janeiro o "VI Colóquio de Economia Política da Comunicação e da Cultura" que tem como tema “Direito à Cultura e à Comunicação”. O evento acontece na Sala de Cursos da Fundação Casa de Rui Barbosa e terá a presença de Renata Souza - Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ); Rachel Valença – que foi subsecretária de Cultura da prefeitura do RJ, vice-presidente do Museu da Imagem e do Som (MIS) do Rio de Janeiro e diretora do Centro de Pesquisa da FCRB; Adilson Cabral - coordenador do Centro de Pesquisas e Produção em Comunicação e Emergência (EMERGE – UFF); e Eula D.T.Cabral – coordenadora do projeto de pesquisa Economia Política da Comunicação e da Cultura (EPCC) da FCRB.

A palestrante Renata Souza é deputada estadual do Rio de Janeiro e presidente da Comissão de Direitos Humanos da ALERJ. Formada em Jornalismo e Publicidade (PUC - Rio) com Mestrado (UFRJ), Doutorado (UFRJ) e Pós-Doutorado (UFF) em Comunicação, atua nos movimentos sociais há mais de 12 anos, lutando em prol dos direitos de todo(a)s o(a)s cidadã(o)s brasileiros.

Na graduação de Jornalismo publicou a monografia “O Cidadão e o Complexo da Maré” (2007). Em Publicidade, “O Cidadão: um jornal comunitário a serviço da propaganda ideológica da favela” (2009).

Na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), seu Mestrado em Comunicação e Cultura teve como dissertação “O Cidadão: uma década de experiência ideológica, pedagógica e política de comunicação comunitária” (2011). No Doutorado, sua tese foi “O Comum e a Rua: Resistência da juventude frente à militarização da vida na Maré” (2017).

Seu Pós-Doutorado foi feito no Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da Universidade Federal Fluminense (2018). E, neste ano, lançou seu primeiro livro "Cria da favela: resistência à militarização da vida".

Saiba mais sobre Renata Souza

Vida intelectual - http://lattes.cnpq.br/3044571572111852

Vida ativista e política - http://www.alerj.rj.gov.br/Deputados/PerfilDeputado/441?Legislatura=19

Para participar do VI Colóquio de Economia Política da Comunicação e da Cultura (VI EPCC) é preciso se inscrever, por email, no endereço coloquio.epcc@gmail.com, enviando os seguintes dados: nome completo, formação acadêmica e vinculação institucional (onde trabalha/estuda). O evento é gratuito e garante Certificado aos que tiverem confirmadas suas inscrições via email e presença no evento. Serão apenas 50 vagas.

A Sala de Cursos da Fundação Casa de Rui Barbosa fica no térreo do prédio principal, localizado na Rua São Clemente, 134, bairro: Botafogo, no Rio de Janeiro (RJ) - perto do metrô de Botafogo (Zona Sul do Rio de Janeiro).

51 visualizações
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • EPCC no YouTube
  • Casa de Rui Barbosa
bottom of page