top of page
  • Eula D.T.Cabral

Rachel Valença fala sobre Direito à Cultura e à Comunicação no VI Colóquio de EPCC

No dia 13 de maio de 2019 (segunda-feira), às 14h, será realizado no Rio de Janeiro o "VI Colóquio de Economia Política da Comunicação e da Cultura" que tem como tema “Direito à Cultura e à Comunicação”. O evento acontece na Sala de Cursos da Fundação Casa de Rui Barbosa e terá a presença de Rachel Valença – que foi subsecretária de Cultura da prefeitura do RJ, vice-presidente do Museu da Imagem e do Som (MIS) do Rio de Janeiro e diretora do Centro de Pesquisa da FCRB; Renata Souza - Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ); Adilson Cabral - coordenador do Centro de Pesquisas e Produção em Comunicação e Emergência (EMERGE – UFF); e Eula D.T.Cabral – coordenadora do projeto de pesquisa Economia Política da Comunicação e da Cultura (EPCC) da FCRB.

A palestrante Rachel Valença é uma grande pesquisadora brasileira reconhecida no campo cultural e de filologia. É autora de dezenas de livros, ganhando destaque o relançamento de sua obra “Serra, Serrinha, Serrano - o Império do Samba” (2017), escrita junto com Suetônio Valença.

É formada em Letras Brasileiras (1968) pela UNB e em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo (1993), pela FACHA. Sua dissertação de mestrado, defendida na UFF, em 1983, analisa “Palavras de Purpurina. Estudo Lingüístico do Samba de enredo (1972-1982)”.

Trabalhou como pesquisadora da Fundação Casa de Rui Barbosa por 33 anos, sendo diretora do Centro de Pesquisa por 12 anos. Foi vice-presidente do Museu da Imagem e do Som (2010 - 2017) e subsecretária de Cultura da prefeitura do Rio de Janeiro (2017 – 2018).

Na Escola de Samba Império Serrano, há mais de 40 anos, foi criadora e curadora do site da escola, ritmista por 11 anos e vice-presidente (2005 – 2010). É colunista do site SRZD-Carnaval, trabalhando na cobertura jornalística do carnaval carioca desde 2010 e desde 2014 faz parte do júri do Estandarte de Ouro do jornal “O Globo”.

Saiba mais sobre Rachel Valença

Intelectual - http://lattes.cnpq.br/0217097891235350

Ativista e política - https://www.srzd.com/colunas/rachel-valenca/

Para participar do VI Colóquio de Economia Política da Comunicação e da Cultura (VI EPCC) é preciso se inscrever, por email, no endereço coloquio.epcc@gmail.com, enviando os seguintes dados: nome completo, formação acadêmica e vinculação institucional (onde trabalha/estuda). O evento é gratuito e garante Certificado aos que tiverem confirmadas suas inscrições via email e presença no evento. Serão apenas 50 vagas.

A Sala de Cursos da Fundação Casa de Rui Barbosa fica no térreo do prédio principal, localizado na Rua São Clemente, 134, bairro: Botafogo, no Rio de Janeiro (RJ).

82 visualizações
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • EPCC no YouTube
  • Casa de Rui Barbosa
bottom of page