top of page
  • Eula D.T.Cabral

Seminário internacional analisa “Comunicação Participativa e a Luta pelos Direitos Humanos”


Nos dias 01 e 02 de julho de 2019 será realizado no Rio de Janeiro o Seminário Internacional “Comunicação Participativa e a Luta pelos Direitos Humanos”. O evento acontece na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

O objetivo é reunir pesquisadores, ativistas e instituições de vários países para discutir como o direito a uma comunicação participativa pode ampliar e aprofundar o reconhecimento dos direitos humanos.

O evento contará com conferências, apresentação de trabalhos, jornada de estudantes de pós-graduação (mestrado e doutorado) e roda de conversa com ativistas da comunicação participativa. Os participantes serão convidados a submeter os trabalhos apresentados durante a Conferência à Revista Comunicação Dialógica (UERJ).

O evento é co-organizado pela Seção “Pesquisa em Comunicação Participativa (PCR)” da Associação Internacional de Pesquisa em Mídia em Comunicação (IAMCR). A Comissão organizadora é formada pelos pesquisadores: Adilson Vaz Cabral Filho (EMERGE / PPGMC / UFF), Ana Lúcia Nunes de Sousa (NUTES / UFRJ), Luana Inocência (UFF), Nico Carpentier (PCR-IAMCR and Charles University) e Marcelo Ernandez (LCD / UERJ).

Chamada para Debate de Pesquisas e Experiências e para participação na Jornada de estudantes de Pós-graduação

Estudantes e ativistas são convidados para enviar reflexões a partir de pesquisas e experiências no campo relacionadas aos temas: 1) Comunicação e Educação; 2) Comunicação e Direitos Humanos; e 3) Comunicação Dialógica e Midiativismo. Os resumos devem ter quatro a seis páginas e devem ser enviados até dia 2 de junho de 2019.

Confira as ementas

1) Comunicação e Educação

Aborda trabalhos que se estejam inseridos na interface comunicação e educação, de forma ampla, para além das mídias e da educação formal e escolar. Ou seja, Investiga práticas, processos, narrativas e produtos comunicativo-educativos em suas nuances sócio-históricos, políticas, econômicas, mas também subjetivas, artísticas, incluindo as relações entre raça, classe e gênero no interior destas práticas.

2) Comunicação e Direitos Humanos

Ressalta a relação entre a Comunicação – em seus meios, produtos e processos – e os direitos humanos das mais variadas matizes. Investiga a comunicação como um direito humano, articulando aspectos históricos, políticos / econômicos e sócio-culturais, em diferentes níveis (local, regional, nacional, continental e global).

3) Comunicação Dialógica e Midiativismo

Articula todas as formas de comunicação voltadas para a promoção da democracia e o desenvolvimento social. Também preocupa-se com formas participativas de pesquisa no universo da comunicação dialógica. Discute a trajetória dos principais conceitos que envolvem o campo.

Local: Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Campus Francisco Negrão de Lima (Maracanã), Rua São Francisco Xavier, 524, Maracanã, Rio de Janeiro – RJ – Cep 20550-900. Data: 1 e 2 de julho de 2019. Hora: 9h às 18h Prazo para o envio dos resumos: 2 de junho de 2019 Prazo para o envio dos artigos completos para a Revista de Comunicação Dialógica (RCD): 01 de agosto de 2019

Informação completa em Português: http://www.lcd.uerj.br/index.php/cpdh/

Informação completa em Inglês: http://www.lcd.uerj.br/index.php/cpdhen/

Inscrições: https://www.sympla.com.br/seminario-internacional-comunicacao-participativa-e-a-luta-pelos-direitos-humanos__512667

48 visualizações
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • EPCC no YouTube
  • Casa de Rui Barbosa
bottom of page