top of page
  • Eula D.T.Cabral

“Cultura, Mídia e Mulher” é tema do II Ciclo de Palestras “Paradigmas Culturais Hoje”

No segundo semestre de 2019 acontece o II Ciclo de Palestras "Paradigmas Culturais Hoje" com o objetivo de reunir especialistas, pesquisadores e alunos de graduação e Pós-graduação das áreas cultural e midiática. Os eventos são realizados às 18h na Sala de Cursos da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB). As inscrições são gratuitas e limitadas e podem ser feitas a partir do envio de email para coloquio.epcc@gmail.com

​No dia 02 de setembro de 2019, a temática será “Cultura, Mídia e Mulher” com a presença das especialistas:

Linda Rojas - graduada em Relações Internacionais, pela UESA, acredita que através de ações e projetos é possível deixar um legado positivo no mundo. Empreendedora social, fundou o projeto Uma Linda Janela em 2016, criado para compartilhar a experiência da superação da passagem de dois cânceres de mama em sua vida. Já realizou mais de 30 palestras em multinacionais, faculdades, startups, clínicas e empresas de diversos segmentos como TV Globo, Oceannering, Total, Lenny Niemeyer, Hemorio, entre outras, além de ter dezenas de milhares de acessos em suas mídias digitais (blog e Instagram).

Gabriela Azevedo – bacharel e licenciada em história pela UNIRIO (2013), bacharel em direito pela UFRJ (2013), Mestre em Direito pela PUC-Rio (2015), Mestre em Direito pela UERJ (2016), doutorado em Direito em curso na UERJ. Suas investigações científicas na área são sobre a inserção da mulher no Direito brasileiro, tendo foco na área de Direito de Família. Atua junto às mulheres que compõem grupos de Feminismo Materno e em defesa da escola pública municipal, principalmente no apoio e defesa de uma maternagem livre, consciente, que respeite o gestar, o nascer, o amamentar, a infância, o livre brincar e a ocupação dos espaços políticos pelas mães.

Maria Tereza Pontes - produtora e gestora Cultural, há 35 anos, é formada em Comunicação Social e participa do Curso de Extensão em Políticas Públicas na Cultura, na UERJ. Coprodutora da Mostra "Live Cinema", produtora executiva da Exposição "Rio 450 anos de música", no Espaço Tom Jobim (RJ), dentre outros. Idealiza e realiza o projeto “Mulheres Luminosas” com exposições, palestras e documentários, dentre outros. Com passagem pela Rede Globo trabalhou na produção de projetos no Fantástico - “A Vida como ela é”, “Hilda Furacão”, “Você Decide”, “Dona Flor e Seus Dois maridos”, dentre outros. Hoje trabalha como produtora executiva na MAB - Multi Arte Brasil.

Eula D.T. Cabral - tem Pós-Doutorado em Comunicação pela UERJ. É Doutora e Mestre em Comunicação Social pela UMESP. Trabalha com pesquisas e projetos no Setor de Pesquisas em Políticas Culturais da FCRB, atuando na área de Economia Política da Comunicação e da Cultura, e é Professora do Programa de Pós Graduação em Memória e Acervos da FCRB. É jornalista, radialista e membro de instituições científicas nacionais e internacionais. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa: EMERGE. Coordenadora nacional do GT Políticas de Comunicação da ULEPICC-Br. Coordenadora do projeto de pesquisa “Concentração midiática diante da democratização da comunicação e da diversidade cultural: análise das estratégias dos grandes conglomerados” (FCRB).

A Sala de Cursos da Fundação Casa de Rui Barbosa fica localizada na rua São Clemente 134, no bairro de Botafogo e próxima ao metrô de Botafogo, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Dúvidas e inscrições: coloquio.epcc@gmail.com

Confira os próximos eventos:

Cultura, Mídia e Religião

Data: 16/09/2019

Palestrantes: Larissa Cesar (UFF); Magali Cunha (Intercom); Letícia Moreira (UFF) e Eula Cabral (FCRB)

Televisão e Cultura Brasileira

Data: 23/09/2019

Palestrantes: Maria Byington (Rede Globo); João Alegria (Futura); Rita Marques (IFTA); Eula Cabral (FCRB)

Cultura, Comunicação Organizacional e Novas Tecnologias

Data: 04/11/2019

Palestrantes: Lívia Brito (Coletivo autônomo de mulheres pretas - Adelinas); Regina Varella de Almeida (UFRJ); Eula Cabral (FCRB)

171 visualizações
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • EPCC no YouTube
  • Casa de Rui Barbosa
bottom of page