top of page
  • Eula D.T.Cabral

Cultura, Mídia e Religião serão analisadas no Rio de Janeiro


No dia 16 de setembro de 2019 será realizado o segundo evento do II Ciclo de Palestras "Paradigmas Culturais Hoje" que tem como tema “Cultura, Mídia e Religião”. O objetivo é reunir especialistas, ativistas, pesquisadores e alunos de graduação e Pós-graduação das áreas cultural e midiática para analisar e debater a temática.

O evento acontece na Sala de Cursos da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) às 18h. As inscrições são gratuitas e limitadas e podem ser feitas a partir do envio de email para coloquio.epcc@gmail.com

A temática “Cultura, Mídia e Religião” será analisada por especialistas a partir dos seguintes focos:

“A religião diante da crítica da mídia e da liberdade de expressão”, a partir da análise da obra de Dênis de Moraes, será feito por Eula Cabral, coordenadora do evento e professora da disciplina “O Paradigma Cultural Hoje” do Mestrado em Memória e Acervos da FCRB. Tem Pós-Doutorado em Comunicação pela UERJ. É Doutora e Mestre em Comunicação Social pela UMESP. Trabalha com pesquisas e projetos no Setor de Pesquisas em Políticas Culturais da FCRB, atuando na área de Economia Política da Comunicação e da Cultura. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa EMERGE. Coordenadora nacional do GT Políticas de Comunicação da ULEPICC-Br. Coordenadora do projeto de pesquisa “Concentração midiática diante da democratização da comunicação e da diversidade cultural: análise das estratégias dos grandes conglomerados” (FCRB).

“Panorama das religiões no Brasil, a cultura religiosa e o uso da mídia” será analisado por Magali Cunha, colunista da revista Carta Capital, coordenadora do Grupo de Pesquisa Comunicação e Religião da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM), pesquisadora do NUTES/UFRJ. Doutora em Ciências da Comunicação pela USP, com Estágio Pós-Doutoral em Comunicação e Política pela UFBA. Autora das obras “Do Púlpito às Mídias Sociais. Evangélicos na Política e Ativismo Digital” (Reimp. Appris, 2019) e “Explosão Gospel: um olhar das ciências humanas sobre o cenário evangélico contemporâneo” (Mauad, 2007). Integra a Associação Internacional Mídia, Religião e Cultura (International Association Media Religion and Culture) e a Associação Mundial de Comunicação Cristã (World Association for Christian Communication, WACC).

“Novas formas cotidianas de relacionamento do Papa Francisco com seus seguidores através do seu perfil no Instagram” serão mostradas por Letícia Moreira, assistente de Marketing no Rede Parcerias. Mestre em Mídia e Cotidiano pela UFF. Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda, pela UFRJ. Na UFF realizou estágio docência na disciplina Comunicação Digital I e participou do projeto de pesquisa Comunicação Cidadã e Política em Tempos de Convergência. Na UFRJ foi monitora da disciplina Criação Publicitária e voluntária como assistente de pesquisa no Projeto Rizoma Verde, do Programa de Pós-graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social.

“Pastor Silas Malafaia nas eleições de 2018: o uso estratégico do Twitter como palanque no cotidiano midiatizado” será verificado por Larissa Cesar, Mestre em Mídia e Cotidiano do Programa de Pós Graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Graduada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda também pela UFF. Fez estágio docência na disciplina Seminários II no curso de Comunicação Social, habilitação em Publicidade e Propaganda, da UFF. Pesquisa as temáticas religião, comunicação política, mídia e cotidiano e é membro do Laboratório de Investigação em Comunicação Comunitária e Publicidade Social (LACCOPS). Foi editora assistente da Revista Mídia e Cotidiano do PPGMC.

O II Ciclo de Palestras "Paradigmas Culturais Hoje" é uma realização da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), Setor de Políticas Culturais, projeto Economia Política da Comunicação e da Cultura (EPCC) e do Programa de Pós-Graduação em Memória e Acervos - Mestrado Profissional em Memória e Acervos (PPGMA/FCRB); do Centro de Pesquisa e Produção em Comunicação e Emergência (EMERGE); e do GT1 – Políticas de Comunicação, da União Latina de Economia, Política da Informação e Cultura, capítulo Brasil (ULEPICC-Br). A Sala de Cursos da Fundação Casa de Rui Barbosa fica localizada na rua São Clemente 134, no bairro de Botafogo e próxima ao metrô de Botafogo, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Dúvidas e inscrições: coloquio.epcc@gmail.com Confira os próximos eventos:

Televisão e Cultura Brasileira

Data: 23/09/2019 Palestrantes: Maria Byington (Rede Globo); João Alegria (Futura); Rita Marques (IFTA); Eula Cabral (FCRB)

Cultura, Comunicação Organizacional e Novas Tecnologias

Data: 04/11/2019 Palestrantes: Lívia Brito (Coletivo autônomo de mulheres pretas - Adelinas); Regina Varella de Almeida (UFRJ); Eula Cabral (FCRB)

144 visualizações
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • EPCC no YouTube
  • Casa de Rui Barbosa
bottom of page