top of page
  • Eula D.T.Cabral.

Obra sobre ativismo digital é lançada no RJ

No dia 29 de outubro de 2019 (segunda-feira) - Dia Nacional do Livro -, às 18h, foi lançado o livro "Centro de Mídia Independente: os primórdios do ativismo digital no Brasil" do pesquisador Adilson Cabral.

O lançamento aconteceu na Livraria Leonardo da Vinci, localizada na Avenida Rio Branco 185, Centro do Rio de Janeiro, perto do metrô Carioca.

Sobre o autor

Adilson Cabral é professor e coordenador do curso de Comunicação Social e do Programa de Pós-graduação em Mídia e Cotidiano da UFF. Tem Pós-doutorado em Comunicação pela Universidade Carlos III de Madrid (2013), Doutor em Comunicação Social (2005) e Mestre em Comunicação Social (1995) pela Universidade Metodista de São Paulo. É coordenador do grupo de pesquisa EMERGE. Autor dos livros "Nossa TV Digital: o cenário internacional da apropriação social da TV"; "Rompendo fronteiras: a comunicação das ONGs no Brasil", dentre outros.

Sinopse da obra O livro "Centro de Mídia Independente: os primórdios do ativismo digital no Brasil" retrata os seis primeiros anos dessa organização no país (de 2000 a 2005). Enfatiza sua relação com as tecnologias digitais, os movimentos sociais em rede e as conexões em escala global com outros coletivos do Centro de Mídia Independente ao redor do mundo.

Busca evidenciar as formas originárias de ativismo midiático digital, quando áudio e vídeo vinham sendo produzidos e veiculados de modo embrionário e restrito, a partir do que viriam a ser blogs, vlogs e mídias sociais. Mas as comunidades de compartilhamento social já se davam por outros fluxos e formas, articulando-se a partir da internet, também nela, compreendendo o que veio a se chamar ciberativismo.

Dialoga com um público bastante amplo, envolvendo áreas de Políticas de Comunicação, Comunicação Comunitária, Digitalização das Comunicações e Cibercultura, não se restringindo à experiência específica, mas de correlacioná-la à formulação de políticas para a área de Comunicação e a relação com outros movimentos sociais.

Trata-se de um enfoque original na literatura das áreas correlatas de Comunicação, que busca contribuir para a realização de futuras pesquisas na área, bem como ao esclarecimento de pessoas, grupos e organizações sociais diretamente envolvidos ou interessados nos temas das iniciativas comunitárias de comunicação, bem como suas políticas e regulação.

32 visualizações
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • EPCC no YouTube
  • Casa de Rui Barbosa
bottom of page