top of page
  • Eula D.T.Cabral.

Brasil comemora dia nacional da Cultura

O Brasil é um dos países mais ricos culturalmente. Com 5.570 municípios, 26 estados, um distrito federal e cinco regiões, apresenta uma cultura diversificada que conta a sua história e marca sua presença no mundo. Diante de sua multiculturalidade, em 1970 foi instituído pelo governo brasileiro o Dia Nacional da Cultura. Na época, a Lei Federal nº 5.579, de 15 de maio de 1970, registrou como dia nacional da cultura e da ciência, porém, em 2001, o governo federal instituiu a Lei nº10.221, de 18 de abril de 2001, registrando o dia 8 de julho como o Dia Nacional da Ciência.

A data 05 de novembro ficou voltada para o Dia Nacional da Cultura, sendo, também, uma homenagem ao jornalista, político, jurista e intelectual Rui Barbosa, nascido em 5 de novembro de 1849 que, se estivesse vivo, estaria completando 170 anos.

Considerado um dos mais importantes defensores das liberdades civis, Rui Barbosa em 1907 representou o Brasil na Segunda Conferência Internacional da Paz, em Haia, na Holanda, e, no final de sua vida, foi eleito juiz da Corte Internacional da Paz. Também presidiu a Academia Brasileira de Letras após a morte de Machado de Assis. Seu acervo intelectual, biblioteca e móveis são administrados pela Fundação Casa de Rui Barbosa, localizada no Rio de Janeiro, que também oferece gratuitamente à sociedade brasileira o Mestrado profissional em Memória e Acervos.

No Brasil, várias atividades culturais são realizadas gratuitamente à população brasileira. Na Fundação Casa de Rui Barbosa, além de suas portas estarem abertas gratuitamente para a sociedade brasileira conhecer seus acervos, jardim, Museus e toda programação científica e cultural, hoje, às 14h30, será inaugurada a Mostra "Rui Barbosa 170 anos". Confira abaixo.

11 visualizações
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • EPCC no YouTube
  • Casa de Rui Barbosa
bottom of page