top of page
  • Eula D.T.Cabral.

EPCC se qualifica com oficinas de metodologia científica, memória e novas tecnologias


O grupo de pesquisa EPCC vem se qualificando com oficinas que contribuem para o desenvolvimento de seus membros nas áreas de metodologia científica, memória e novas tecnologias. De outubro a dezembro de 2019 foram cinco oficinas.

No dia 19 de dezembro de 2019 foi realizada a última oficina do ano, com o tema "Democratização da informação e da cultura: música e tecnologia a favor da sociedade", ministrada pela doutora em Ciência e Tecnologia das Artes, Slavisa Lamounier. Levou-se em consideração o trabalho que vem sendo realizado por Lamounier em Portugal, com o projeto "Digital Sock: estudo e desenvolvimento de instrumentos musicais digitais com ênfase em interface gestual, análise do movimento e interatividade", centrado no desenvolvimento de um protótipo instrumental, concebido com tecnologia vestível e controle sonoro realizado pelo movimento do pé (Digital Sock), na análise do movimento (gesto expressivo e musical) e no estudo dos processos interativos nos quais o instrumento se insere.

No dia 19 de dezembro de 2019 grupo analisa a importância da democratização da comunicação e da cultura na FCRB.

Como entender a relação entre memória, artes e política? Por que a memória das sociedades é afligida pelos políticos? Qual a relação com a democracia? Por que os artistas usam a arte para registro da história? Para entender melhor a realidade latino-americana e os autores das áreas, no dia 5 de dezembro de 2019 a pesquisadora Denise Jorge Trindade ministrou a oficina "Memória, Política e Artes" .

Nos dias 21 e 28 de novembro de 2019 foi ministrada a oficina "Currículo Lattes e Artigo Científico" pela coordenadora do grupo EPCC, Eula Cabral. Analisou-se como preencher o lattes e sua importância na carreira acadêmica e como se fazer um artigo científico, seguindo as regras da ABNT, o planejamento e execução, além de sua contribuição no campo científico e para a sociedade.

Para entender melhor como usar os métodos científicos e sua contribuição na pesquisa, nos dias 31 de outubro, 7 e 14 de novembro de 2019 foi realizada a oficina "Análise de Conteúdo", ministrada pela pesquisadora Cláudia Pereira Galhardi. Cada membro do grupo escolheu uma temática para analisar a partir de um programa televisivo exibido pelas TVs abertas no Brasil.

Como divulgar os estudos que vêm sendo realizados nos centros de pesquisa? Como aproximar a sociedade brasileira da academia? Como usar as mídias digitais, como Instagram e Facebook, para divulgar e tornar acessível o conhecimento? Para entender melhor esses desafios, no dia 3 de outubro de 2019 foi realizada a oficina "Plataformas digitais", ministrada pela produtora e diretora de TV e aluna do mestrado em Memória e Acervos da FCRB, Lúcia Helena Novaes.

Temas de grande relevância que vêm sendo estudados por cada membro do grupo EPCC.

O grupo de pesquisa EPCC foi formado em 2016 com o projeto “Concentração midiática diante da democratização da comunicação e da diversidade cultural: análise das estratégias dos grandes conglomerados”- aprovado em 2016 no Colegiado do Programa de Pós-graduação em Memória e Acervos e na diretoria de pesquisa da FCRB. Tem três bolsistas de iniciação científica e oito voluntárias, composto por graduandas, especialistas, mestrandas e doutoras. É coordenado pela pesquisadora Eula D.T. Cabral.

Grupo reunido no dia 19 de dezembro de 2019 na FCRB.

Grupo reunido na FCRB no dia 19 de dezembro de 2019.

66 visualizações
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • EPCC no YouTube
  • Casa de Rui Barbosa
bottom of page