top of page
  • Maria Byington

Pico do coronavírus no Brasil será em abril e maio, informa pesquisadora da USP

Dra Ester Cerdeira Sabino, diretora do Instituto de Medicina Tropical da USP, responsável pela divulgação do sequenciamento do genoma do SARS-CoV-2, do primeiro caso de COVID-19 da América Latina, causador da doença em circulação internacional, diz que pico de coronavírus no Brasil deve ocorrer entre o final de abril e começo de maio, o auge das doenças respiratórias no Brasil.

“A maioria das pessoas tem um caso de gripe, que passa em alguns dias. Temos de deixar os hospitais apenas para os casos mais graves”, explica a médica, que percebeu a importância do uso dos meios de comunicação para a propagação da pesquisa científica nas universidades brasileiras: “Comecei a ver a divulgação na imprensa como uma parte do trabalho. Outro dia um deputado me perguntou que pesquisa fazemos na USP. Ora, se não sabem, é um erro nosso. Não estamos nos comunicando direito”.

O resultado foi destaque mundial por rapidez recorde no sequenciamento do novo coronavírus que chegou ao Brasil trouxe visibilidade para cientistas brasileiras do grupo de uma iniciativa conjunta do laboratório do Instituto Adolfo Lutz, o Instituto de Medicina Tropical da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IMTSP-USP ) e a Universidade de Oxford, contando com acordo de cooperação científica e tecnológica entre a FAPESP e o Medical Research Council (MRC) do Reino Unido.

Apenas 48 horas após o primeiro caso de coronavírus da América Latina ter sido confirmado na capital paulista, pesquisadores do Instituto Adolfo Lutz e das universidades de São Paulo (USP) e de Oxford (Reino Unido) publicaram a sequência completa do genoma viral, que recebeu o nome de SARS-CoV-2, enquanto outros países levam em média 15 dias para isso.

O primeiro resultado foi disponibilizado à comunidade científica no dia 28 de fevereiro de 2020, através da publicação de um resumo no site virology.org e envio dos dados do sequenciamento para um repositório público, o Gisaid [Global Initiative on Sharing All Influenza Data]. Já o sequenciamento completo do segundo isolado viral foi concluído em apenas 24 horas e é diferente do encontrado no primeiro caso.

A repercussão demonstra a importância da divulgação de pesquisas em Acesso Aberto e cooperação internacional. Estes dados são essenciais para aprimorar diagnóstico, desenvolver vacinas, compreender como o vírus se espalha, detectar mutações e a evolução da doença, o que implicará em decisões para política públicas de saúde no Brasil e no mundo.

Segundo Dra Sabino, a equipe conseguiu o resultado em tempo recorde “principalmente por causa da organização do trabalho. Tecnologia de sequenciamento genético rápido está disponível desde a epidemia de Ebola, na África, em 2013. Aprendemos com a epidemia de zika, a partir de 2016, (…) Podemos não só detectar vírus que já conhecemos, mas também identificar agentes desconhecidos, por meio de uma técnica chamada metagenômica. Desde 2016 estamos treinando pessoas para usar essa técnica.”

Os isolados virais dos dois pacientes brasileiros diagnosticados com COVID-19 foram sequenciados por um grupo coordenado por Claudio Tavares Sacchi, responsável pelo Laboratório Estratégico do Instituto Adolfo Lutz (LEIAL), e Jaqueline Goes de Jesus, pós-doutoranda na Faculdade de Medicina da USP.

Os autores que contribuíram para a pesquisa científica são Jaqueline Goes de Jesus, Claudio Sacchi, Ingra Claro, Flávia Salles, Daniela da Silva, Terezinha Maria de Paiva, Margarete Pinho, Katia Correa de Oliveira Santos, Felipe Romero, Fabiana dos Santos, Claudia Gonçalves, Maria do Carmo Timenetsky, Joshua Quick, Nick Loman, Andrew Rambaut, Ester Cerdeira Sabino, Nuno Rodrigues Faria.

Para saber mais:

https://revistapesquisa.fapesp.br/2020/03/12/ester-cerdeira-sabino-na-cola-do-coronavirus/

https://socientifica.com.br/2020/03/04/genomas-dos-dois-casos-de-coronavirus-no-brasil-sao-diferentes/

http://www.ial.sp.gov.br/ial/perfil/homepage/destaques/ial-sequencia-o-genoma-do-virus-do-primeiro-caso-de-covid-19-no-brasil

http://www.ial.sp.gov.br/resources/insituto-adolfo-lutz/publicacoes/coronavirus/report-3.pdf

http://virological.org/t/first-cases-of-coronavirus-disease-covid-19-in-brazil-south-america-2-genomes-3rd-march-2020/409

https://www.gisaid.org/epiflu-applications/global-cases-covid-19/

27 visualizações
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • EPCC no YouTube
  • Casa de Rui Barbosa
bottom of page