Conhecimento científico sobre comunicação, informação e cultura em meio à pandemia do coronavírus
Durante o período de pandemia do coronavírus, muitas coisas vêm ocorrendo no cenário midiático internacional e no Brasil. Observa-se um grande número de pessoas em isolamento social. Algumas estão estudando, outras em trabalho remoto, mas grande parte fica sem perspectiva, sem rotina, podendo se transformar em vítima da crise de ansiedade por não saber o que está acontecendo, mesmo tendo acesso às tecnologias. Então, como contribuir com a sociedade e dividir conhecimento científico sobre comunicação, informação e cultura?
Para disponibilizar informações que vêm sendo publicadas diariamente na mídia brasileira e os materiais científicos de pesquisadores da área de Economia Política da Comunicação, da Cultura e da Informação, o grupo de pesquisa Economia Política da Comunicação e da Cultura disponibilizou à sociedade brasileira o site EPCC, o canal de vídeos no Youtube, EPCC Brasil, e podcasts no Anchor.FM e no Spotify.
Notícias disponibilizadas
No período de 1 de março até 17 de abril de 2020 o grupo de pesquisa Economia Política da Comunicação e da Cultura disponibilizou no site EPCC 152 notícias. Informações sobre qualidade das informações, principalmente sobre coronavírus, as mudanças da sociedade diante das tecnologias, o que vem ocorrendo no mercado midiático brasileiro, as decisões tomadas pelos governos, os direitos e deveres da sociedade e das empresas, principalmente de telecomunicações, responsáveis pelas TVs por assinatura, banda larga e Internet. Além da importância da relação entre ciência, tecnologia, mídia, educação e sociedade.
Exemplos disso são:
O consumo de mídia via Smartphone (5/3/2020)
Agência reguladora de comunicação norte-americana multa empresas por venda de dados de clientes (2/3/2020)
Podcasts
No canal Sobre Economia Política da Comunicação e da Cultura, no Spotify e no Anchor.FM, desde o dia 25 de março de 2020, o grupo EPCC publicou oito podcasts com resumos de artigos e livros científicos da área de Economia Política da Comunicação, da Cultura e da Informação. O objetivo é fazer com que os brasileiros tenham acesso à produção acadêmica e entendam cientificamente a importância do direito que todos têm em relação à comunicação, à informação e à cultura.
Economia Política do Jornalismo: tendências, perspectivas e desenvolvimento regional, obra lançada em 2016 e organizada pelos pesquisadores Jacqueline Lima Dourado, Denise Maria Moura da Silva Lopes e Renan da Silva Marques, foi o tema do podcast de 15 de abril de 2020. Analisou-se os 19 artigos publicados no livro por grandes pesquisadores nacionais e internacionais.
Economia Política da Internet e os sites de redes sociais, artigo escrito pelos pesquisadores César Bolaño, fundador da Ulepicc Brasil, e Eloy Vieira, publicado em 2014 na revista EPTIC Online v.16, n.2, foi analisado no podcast do dia 12 de abril de 2020.
Comunicação pública e comunitária: as perspectivas das novas mídias, capítulo de autoria de Laurindo Lalo Leal Filho, e que faz parte do livro "Comunicação, cultura, informação e democracia: tensões e contradições", publicado em 2016 e resultado do V Encontro da Ulepicc-Brasil, também foi tema de podcast do dia 12 de abril de 2020.
Desafios das Políticas de Comunicação, obra publicada em 2019 e organizada pela pesquisadora Eula Cabral, foi publicado no dia 7 de abril de 2020. O livro conta com artigos científicos apresentados no Grupo de Trabalho "Políticas de Comunicação" do VII Encontro da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura (ULEPICC), capítulo Brasil, realizado em Maceió, em 2018.
Comunicação, Cultura e Informação: tensões e contradições, obra publicada em 2016 e organizada pelos pesquisadores Adilson Cabral e Eula Cabral, foi o tema do podcast publicado no dia 5 de abril de 2020. O livro conta com artigos de pesquisadores nacionais e internacionais da área de Economia Política da Comunicação, da Cultura e da Informação e é resultado de palestras ministradas no V Encontro da ULEPICC Brasil.
Mídia Brasileira: entre a concentração e a democratização midiática, capítulo do livro "Mídia, poder e a (nova) agenda do capital" (disponível em epub e em mobi), de autoria de Eula Cabral e publicado em 2018, pela Ulepicc Brasil, foi o tema do terceiro episódio publicado no dia 01 de abril de 2020.
MacBride, a NOMIC e a participação latino-americana na concepção de teses sobre a democratização da comunicação, artigo publicado por um dos maiores pesquisadores da área de Comunicação do Brasil, José Marques de Melo, que faleceu em 2018, e publicado na revista Logos 28, de 2008, foi o tema do podcast de 29 de março de 2020.
Seis questões para entender a hegemonia midiática, artigo publicado na obra "Crítica da mídia e Hegemonia Cultural” (2016), do pesquisador Dênis de Moraes, foi o episódio piloto publicado no dia 25 de março de 2020.
Palestras científicas
Para tornar acessíveis os eventos científicos organizados pelo grupo de pesquisa Economia Política da Comunicação e da Cultura foi criado em 2019 o canal no youtube EPCC Brasil.
O grupo EPCC disponibilizou 27 eventos que contam com a presença de pesquisadores e ativistas da área de Economia Política da Comunicação, da Cultura e da Informação. É o caso de VII Colóquio de Economia Política da Comunicação e da Cultura, realizado no dia 14 de outubro de 2019 e que teve como tema "Cultura, Mídia e Democracia”. Estiveram presentes Laurindo Leal Filho, diretor do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, Adilson Cabral, pesquisador e líder do grupo de pesquisa EMERGE - Centro de Pesquisas e Produção em Comunicação e Emergência, Rosângela Fernandes, fundadora e coordenadora da ONG Criar Brasil, e Eula Cabral, coordenadora do grupo de pesquisa Economia Política da Comunicação e da Cultura.
Vale a pena conferir e obter mais conhecimento!