Conhecimento científico diante de um cenário caótico
- Eula D.T.Cabral
- 25 de abr. de 2020
- 6 min de leitura

Com garantir informações de qualidade e verdadeiras, tornando-as acessíveis à sociedade? Como se posicionar em um cenário com tantas mudanças políticas, econômicas, sociais, culturais e tecnológicas?
Depois de uma semana de altos e baixos no panorama político e na área de saúde no Brasil, com um grande número de mortos, resvalando na cobertura midiática e na tentativa de apropriação de dados dos cidadãos por empresas e até pelo governo federal, o grupo de pesquisa EPCC registrou em seu site e em suas redes sociais 23 notícias e três podcasts. Confira o material disponibilizado também em seu canal no youtube.
Notícias acessíveis
De 18 a 24 de abril de 2020 foram disponibilizadas 23 notícias. Informações que analisam o direito e o dever do cidadão, do Estado e das empresas em relação à qualidade e responsabilidade das informações divulgadas e produzidas, assim como a comunicação e a cultura como direitos humanos. Verificou-se o que a mídia brasileira divulgou à população sobre fake news, publicidade em transmissões ao vivo pelas redes sociais, o consumo de mídia, o compartilhamento de dados de telecomunicações e o crescimento do mercado, além da comunicação intercultural. Confira algumas.
Quarentena aumenta procura por serviços de Internet (23/4/2020).
Ações Diretas de Inconstitucionalidade são enviadas ao STF contra o compartilhamento de dados de telecomunicações (22/4/2020).
Novo ministro da saúde defende combate a fake news com comunicação adequada em reunião do G20 (21/4/2020)
Entre os brasileiros, consumo de mídia online mudou durante a quarentena, segundo Comscore (18/4/2020)
Podcasts sobre obras científicas
No canal Sobre Economia Política da Comunicação e da Cultura, no Spotify e no Anchor.FM foram publicados três podcasts nos dias 18 e 22 de abril de 2020, resultando em 11 arquivos digitais de áudio, transmitidos na internet, sobre artigos e livros científicos da área de Economia Política da Comunicação, da Cultura e da Informação. O objetivo é fazer com que os brasileiros tenham acesso à produção acadêmica e entendam cientificamente a importância do direito que todos têm em relação à comunicação, à informação e à cultura.
Comunicação e Cultura no Brasil - Diálogos com a Economia Política da Comunicação e da Cultura, obra publicada em 2018, disponibilizada gratuitamente e organizada pela coordenadora do grupo de pesquisa EPCC, Eula Cabral, e pelo pesquisador Adilson Cabral. É resultado da realização de colóquios de Economia Política da Comunicação e da Cultura, em 2017, produzidos pela Fundação Casa de Rui Barbosa, pelo Centro de Pesquisas e Produção em Comunicação e Emergência (EMERGE), da Universidade Federal Fluminense, e pelo grupo de trabalho "Políticas de Comunicação" da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura, Seção Brasil (ULEPICC-Brasil). Obra que reúne artigos de Murilo César Ramos, Patricia Bandeira de Melo, Octavio Penna Pieranti, Marcia Correa e Catro, Adilson Vaz Cabral Filho e Eula Dantas Taveira Cabral. O podcast foi disponibilizado no dia 22 de abril de 2020.
Definindo vigilância é resultado da análise do texto "Como Podemos Definir Vigilância?" do pesquisador austríaco Christian Fuchs, publicado na revista Matrizes em 2011. O autor trabalha com os conceitos vigilância neutra, em massa e negativa diante da Sociedade da Informação e das mudanças ocorridas no cenário midiático com a evolução das novas tecnologias. Podcast disponibilizado no dia 18 de abril de 2020.
Ativismo digital é resultado do artigo “O Ativismo Digital” publicado na Biblioteca online de Ciências da Comunicação, BOCC, em 2001, pelo pesquisador Dênis de Moraes. Mostra-se a relação da internet com o ativismo, sua influência e a possibilidade da pluralidade de ideias diante de uma mídia que se pretende democrática, apesar dos constantes embates de governos e empresas que tentam mantê-la sob controle. Podcast também disponibilizado no dia 18 de abril de 2020.
Confira os podcasts anteriores
Economia Política do Jornalismo: tendências, perspectivas e desenvolvimento regional, obra lançada em 2016 e organizada pelos pesquisadores Jacqueline Lima Dourado, Denise Maria Moura da Silva Lopes e Renan da Silva Marques, foi o tema do podcast de 15 de abril de 2020. Analisou-se os 19 artigos publicados no livro por grandes pesquisadores nacionais e internacionais.
Economia Política da Internet e os sites de redes sociais, artigo escrito pelos pesquisadores César Bolaño, fundador da Ulepicc Brasil, e Eloy Vieira, publicado em 2014 na revista EPTIC Online v.16, n.2, foi analisado no podcast do dia 12 de abril de 2020.
Comunicação pública e comunitária: as perspectivas das novas mídias, capítulo de autoria de Laurindo Lalo Leal Filho, e que faz parte do livro "Comunicação, cultura, informação e democracia: tensões e contradições", publicado em 2016 e resultado do V Encontro da Ulepicc-Brasil, também foi tema de podcast do dia 12 de abril de 2020.
Desafios das Políticas de Comunicação, obra publicada em 2019, disponível gratuitamente, e organizada pela pesquisadora Eula Cabral, foi publicado no dia 7 de abril de 2020. O livro conta com artigos científicos apresentados no Grupo de Trabalho "Políticas de Comunicação" do VII Encontro da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura (ULEPICC), capítulo Brasil, realizado em Maceió, em 2018.
Comunicação, Cultura e Informação: tensões e contradições, obra publicada em 2016 e organizada pelos pesquisadores Adilson Cabral e Eula Cabral, foi o tema do podcast publicado no dia 5 de abril de 2020. O livro conta com artigos de pesquisadores nacionais e internacionais da área de Economia Política da Comunicação, da Cultura e da Informação e é resultado de palestras ministradas no V Encontro da ULEPICC Brasil.
Mídia Brasileira: entre a concentração e a democratização midiática, capítulo do livro "Mídia, poder e a (nova) agenda do capital" (disponível em epub e em mobi), de autoria de Eula Cabral e publicado em 2018, pela Ulepicc Brasil, foi o tema do terceiro episódio publicado no dia 01 de abril de 2020.
MacBride, a NOMIC e a participação latino-americana na concepção de teses sobre a democratização da comunicação, artigo publicado por um dos maiores pesquisadores da área de Comunicação do Brasil, José Marques de Melo, que faleceu em 2018, e publicado na revista Logos 28, de 2008, foi o tema do podcast de 29 de março de 2020.
Seis questões para entender a hegemonia midiática, artigo publicado na obra "Crítica da mídia e Hegemonia Cultural” (2016), do pesquisador Dênis de Moraes, foi o episódio piloto publicado no dia 25 de março de 2020.
Palestras científicas em vídeos
Para tornar acessíveis os eventos científicos organizados pelo grupo de pesquisa Economia Política da Comunicação e da Cultura foi criado em 2019 o canal no youtube EPCC Brasil.
O grupo EPCC disponibilizou os eventos gravados, contando com a presença de pesquisadores e ativistas da área de Economia Política da Comunicação, da Cultura e da Informação. É o caso de VII Colóquio de Economia Política da Comunicação e da Cultura, realizado no dia 14 de outubro de 2019 e que teve como tema "Cultura, Mídia e Democracia”. Estiveram presentes Laurindo Leal Filho, diretor do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, Adilson Cabral, pesquisador e líder do grupo de pesquisa EMERGE - Centro de Pesquisas e Produção em Comunicação e Emergência, Rosângela Fernandes, fundadora e coordenadora da ONG Criar Brasil, e Eula Cabral, coordenadora do grupo de pesquisa Economia Política da Comunicação e da Cultura.
Confira ainda:
II Ciclo de Palestras “Paradigmas Culturais Hoje" que teve como tema “Cultura, Comunicação Organizacional e Novas Tecnologias”
Ciclo de Palestras “Paradigmas Culturais Hoje” analisando “Economia Política da Comunicação e da Cultura”
Ciclo de Palestras "Paradigmas Culturais Hoje" que teve como tema “Cultura nas grandes redes de comunicação do Brasil”
I Ciclo de Palestras "Paradigmas Culturais Hoje" que analisou a temática "Cultura na TV, nos jogos eletrônicos e na literatura infanto juvenil”
I Ciclo de Palestras "Paradigmas Culturais Hoje” verificando “Políticas Culturais e Direitos Humanos na Internet”
Confira todos os eventos e obtenha mais conhecimento.
Posts recentes
Ver tudoO seminário ‘Marco Legal da Inteligência Artificial’ promovido nesta segunda, 20/3, pela FGV no Rio de janeiro contou com a participação...
O uso de ferramentas como Midjourney e deepfake, técnicas de inteligência artificial que vem sendo usadas para produzir desinformação,...
O Coletivo, no dia 25 de março de 2023, no programa "A voz trabalhadora", contou com a presença de diversos participantes e entre eles o...