top of page
  • Luana Matos

YouTube e Fake News

No contexto atual de pandemia devido ao vírus Covid-19 o acesso a internet e a plataformas como YouTube tiveram um aumento considerável. Para a além disso, a plataforma YouTube, em seu Blog oficial, salientou que o aumento por informações na plataforma também aumentou. Movimento que vem ocorrendo nos últimos anos. Segundo a plataforma, as pessoas estão cada vez mais procurando informações de qualidade e de uma forma mais rápida. Por isso, criaram uma ferramenta de verificação de informações a fim de evitar a disseminação de desinformação/fake news, lançada nos Estados Unidos, Índia e Brasil.

Para tal são levadas em consideração autoridades sobre os temas, como por exemplo a OMS no caso de noticias sobre Covid-19 e artigos científicos. "For example, if someone searches for "did a tornado hit Los Angeles," they might see a relevant fact check article, but if they search for a more general query like "tornado," they may not"

A atual situação está demonstrando a importância da pesquisa critica. A necessidade das pessoas estarem bem informadas e, consequentemente, a democratização da informação. O governo em contraponto continua uma política de não incentivo as pesquisas brasileiras ao estabelecer, por exemplo, áreas de prioridade que não incluem as ciências humanas e sociais.

3 visualizações
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • EPCC no YouTube
  • Casa de Rui Barbosa
bottom of page