Acampamento Terra Livre: povos indígenas brasileiros fazem encontro online e publicam documento fina
- Maria Byington
- 30 de abr. de 2020
- 3 min de leitura
Nesta quinta feira, dia 30/04, as páginas da APIB - Articulação dos Povos Indígenas do Brasil nas redes sociais transmitem ao vivo as reuniões e debates do último dia do Acampamento Terra Livre, a partir das 9h. Aguarda-se a divulgação do documento final desta edição. Acesse @apiboficial. Participe.
Watatakalu Yawalapiti da Associação Terra Indígena do Xingu (ATIX) ressalta que o evento é aberto para todos: “pode sim o não indígena acompanhar tudo isso, todas as informações estão na página da APIB, em todas as plataformas da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, toda a programação vai ser transmitida pelo aplicativo Zoom, no Facebook, Instagram, em todos os canais”.
Este ano, o #ATL2020online, o maior encontro indígena brasileiro, acontece através das redes sociais e não em Brasília, em meio ao gramado da Esplanada dos Ministérios, devido às ameaças da pandemia da COVID-19. Neste momento de graves ameaças à saúde e à soberania dos territórios indígenas no Brasil, o Acampamento Terra Livre iniciará a “Povos Indígenas e as medidas junto ao Congresso Nacional diante da Pandemia”. Segundo o levantamento feito junto às organizações de base, a pandemia já afetou 19 etnias e casos suspeitos ocorrem em todo país.
Este formato evidencia o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) amplamente difundidas entre os povos originários do Brasil que se apropriaram destas ferramentas para defesa de seus territórios e culturas tradicionais, #FicaEmCasaParente é uma das hashtags usadas entre as diversas etnias para explicar a necessidade de permanecerem isolados para evitar o contágio por coronavírus e lutar contra o risco iminente de genocídio de povos indígenas.
O ATL promove o encontro de lideranças nacionais e lideranças indígenas regionais de base. Sonia Guajajara fez chamada no stories divulgando a postagem do Cacique Raoni que fez uma fala publicada no Instagram diretamente da aldeia aonde mora: ”Esta doença já está acontecendo e estamos vendo acontecer, mas se não pensarmos no amanhã logo virá outras coisas piores. Muitos não se preocupam”, disse o Cacique respeitado mundialmente. “Pela minha sabedoria e como líder do meu povo tenho consciência e preocupação com o amanhã. Pensem sobre tudo que falei, pensem nos filhos e netos de vocês, sigam-me nesta luta de preservar o meio ambiente. Espero que com este ensinamento possam falar uma língua só, cuidar da natureza”. O arquivo audiovisual está disponível aqui.
A 16a edição do Acampamento Terra Livre (ATL) está acontecendo online, de 27 a 30 de abril, devido às medidas de isolamento necessárias para mitigação dos impactos da pandemia. As atividades foram gravadas e podem ser consultadas. São debates sobre juventude indígena, comunicação e ação, mudanças climáticas, direitos indígenas, educação, gestão dos territórios, saúde indígena e a COVID-19, arte e cultura, entre outros.
Na terça-feira, 28 de abril, ocorreu o webinar live "Vulnerabilidades, impactos e o enfrentamento ao Covid-19 no contexto dos povos indígenas: reflexões para a ação", organizado pela APIB e pelo Observatório Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com o apoio de Associação Brasileira de Antropologia (ABA), Instituto Socioambiental (ISA), Associação Brasileira de Estudos Populacionais (Abep) e Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). No debate, foram analisados diferentes buscando gerar reflexões para o enfrentamento do surto diante das especificidades e diversidades de contextos indígenas. O arquivo audiovisual está disponível aqui.
A programação completa e o link das transmissões estão disponíveis nas redes da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil @apiboficial e no site: http://apib.info/atl-ao-vivo/, além das plataformas Facebook, Instagram, Twitter e no YouTube. Para consultar os arquivos audiovisuais acesse também @midiaindiaoficial, e as hashtags utilizadas são: #ATL2020 #ATL2020online #SangueIndigenaNenhumaGotaMais #AbrilVermelho #ResistenciaIndigenaOnline
Fazem parte da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil as seguintes organizações indígenas regionais: Articulação dos Povos Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (APOINME), Conselho do Povo Terena, Articulação dos Povos Indígenas do Sudeste (ARPINSUDESTE), Articulação dos Povos Indígenas do Sul (ARPINSUL), Grande Assembléia do povo Guarani (ATY GUASU), Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB) e Comissão Guarani Yvyrupa.
A missão da APIB é a “Promoção e defesa dos direitos indígenas, a partir da articulação e união entre os povos e organizações indígenas das distintas regiões do país.”
Acompanhe o último dia, ou pesquise as gravações do evento nos links:
Facebook: https://www.facebook.com/apiboficial/
Twitter: https://twitter.com/ApibOficial
ATL 2020: encontro virtual
Posts recentes
Ver tudoO seminário ‘Marco Legal da Inteligência Artificial’ promovido nesta segunda, 20/3, pela FGV no Rio de janeiro contou com a participação...
O uso de ferramentas como Midjourney e deepfake, técnicas de inteligência artificial que vem sendo usadas para produzir desinformação,...
O Coletivo, no dia 25 de março de 2023, no programa "A voz trabalhadora", contou com a presença de diversos participantes e entre eles o...