top of page
  • Luana Matos

Qual o papel dos influenciadores digitais?



O influenciador digital e empresário Felipe Neto virou assunto na internet após publicar no dia 09 de março de 2020 o que ele chamou de "Vídeo-carta aberta para todos os artistas e influenciadores do Brasil". O vídeo pede para que os influenciadores e artista se posicionem contra o governo do atual presidente. Segundo, Felipe Neto a falta de posicionamento significa uma "cumplicidade" a atitudes opressões e a falta de liberdade e por isso a necessidade de posicionamento.

Após isso, o influenciador foi chamada para participar do programa "Roda Viva" que foi aberto com a seguinte frase "você que me ler no passado, o mundo mudou só você não reparou" justificando e ressaltando a importância de se entrevistar o influenciador. O programa teve a audiência de 1.1 ponto na Grande São Paulo, um milhão de visualizações no YouTube com 33 mil "não gostei" e por volta do dobro de "gostei" em 24h.

Felipe Neto no programa não só reforça a crítica já feita como também fala sobre a atual conjuntura e como ela está atingindo os influenciadores. Como alguns deste por vezes não tem um conteúdo definido, só mostrando o seu dia-a-dia o que em um contexto de quarentena perde o seu sentindo. Sendo assim fundamental esses influenciadores digitais se reciclem ou perdem espaço. Citando neste ponto a influenciadora Gabriela Pugliese a qual fez uma social em sua casa durante a quarentena sendo criticada nas redes sociais perdendo diversos patrocínios e seguidores.

Fato é que reverberação de Felipe Neto e a própria abertura do programa Roda Viva aponta para a importância que os influenciadores digitais estão tendo nesse momento. Podemos aqui recuperar Antonio Gramsci e seu conceito de intelectual orgânico - que é aquele que dá coerção ao um bloco social, ao grupo social, sendo um referência e um porta voz - e fazer o questionamento se os influenciadores digitais estão ocupando esse papel na atualidade.

23 visualizações
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • EPCC no YouTube
  • Casa de Rui Barbosa
bottom of page