top of page
  • Danielle F. Rodrigues Furlani

Em defesa da regulação da mídia

Neste domingo (24), foi lançado novo episódio do podcast Sobre Economia Política da Comunicação e da Cultura, sobre o capítulo intitulado "Em defesa da regulação da mídia", entrevista concedida por Beatriz Vargas Ramos Gonçalves de Rezende ao jornalista Bruno Lara. O capítulo faz parte da obra “Um grito no ar: Comunicação e Criminalização dos Movimentos Sociais”, organizado por Elen Cristina Geraldes, Ruth de Cássia dos Reis, Janara Kalline Leal Lopes de Sousa e Vanessa Negrini, publicado em 2017 pela FAC Livros, editora da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília, a UnB.

A obra “Um grito no ar: Comunicação e Criminalização dos Movimentos Sociais”, publicada em 2017, é uma publicação da FAC Livros, o selo editorial da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília. O livro é resultado de uma chamada pública, que reuniu pesquisadores e militantes de diversas áreas e em diferentes experiências, sobre as visões e análises a respeito da relação entre o setor de comunicação e os movimentos sociais. Um trabalho conjunto que busca compreender os limites, as possibilidades e os impactos da relação entre comunicação e movimentos sociais no Brasil, em especial, e em alguns outros países da América Latina.

O livro é sistematizado a partir de entrevistas realizadas com 38 atores, entre pesquisadores e militantes, sendo cada capítulo destinado a cada um deles. Sendo alguns dos entrevistados: Alexandre Marcelo Bueno, doutor pelas Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e Universidade de Paris 8, e professor do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Franca; Giovanni Felipe Ernst Frizzo, professor, pesquisador e ativista político; Frei Sérgio Antônio Görgen, militante, em especial pela luta camponesa; Francesca Gargallo, escritora, militante feminista autônoma e docente que tem desenvolvido seu trabalho no México e na América Latina desde 1979; Edna Calabrez Martins, nascida no interior do Espírito Santo – um dos estados com maiores índices de feminicídio do Brasil – é militante dos movimentos feministas e popular há mais de 30 anos; Deolinda Carrizo, Indígena de Santiago Del Estero (Argentina), aos 19 anos passou a integrar o setor de comunicação de movimentos indígenas na Argentina e colaborou na juventude para criação de 06 rádios comunitárias; Beatriz Vargas Ramos Gonçalves de Rezende, mineira da cidade de Tombos, interior do estado, é professora associada da Universidade de Brasília, credenciada no Programa de Pós-Graduação em Direito da mesma instituição, a sua participação é ativa no campo dos direitos humanos e sociais; entre outros.

Sobre o podcast

O podcast Sobre Economia Política da Comunicação e da Cultura, é um projeto de disseminação de conhecimento científico do grupo de pesquisa Economia Política da Comunicação e da Cultura, da Fundação Casa de Rui Barbosa, coordenado pela Dra. Eula D.T. Cabral. Ouça o novo episódio do podcast no Anchor.fm ou no Spotify.

23 visualizações
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • EPCC no YouTube
  • Casa de Rui Barbosa
bottom of page