top of page
  • Marilda Samico

Funcionários da cultura do Rio são demitidos em meio à pandemia

Mais de 60 funcionários da empresa Single Serviços Terceirizados, vinculada a Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro foram demitidos dos seus postos de trabalho. A maioria prestava serviço nos teatros e centros culturais da rede municipal.

Os profissionais contam que a empresa entrou em contado no dia 14 de maio de 2020, por meio de aplicativo de mensagem, convocando-os a comparecer no centro do Rio, a fim de dar baixa nos documentos.

Os funcionários dizem que na rescisão a data de afastamento ficou 1º de maio e a data do aviso prévio, dia 1º de abril, no entanto não houve, segundo eles, nenhum contato anterior a essa mensagem enviada em meados de maio. Informam, ainda, que estão sem receber os salários e os benefícios dos meses de março e abril.

Essa situação torna-se ainda mais grave quando a Single alega que não tem como arcar com esse pagamento se não receber da Prefeitura, contratante da terceirizada, não existindo, segundo a empresa, nenhuma previsão para este pagamento acontecer.

A Secretaria Municipal de Cultura informou, em nota, que o contrato foi encerrado no final de abril e, com isso, 62 funcionários tiveram que ser desligados: “a prestação de serviços da empresa Single nos equipamentos culturais foi encerrada, automaticamente, pelo fim do prazo estabelecido em um dos contratos com a empresa” e que “está trabalhando para informar, o quanto antes possível, as datas dos pagamentos pendentes”.

Nesse momento de afastamento social, as apresentações artísticas foram duramente impactadas com o fechamento de espaços culturais e suspensão dos eventos.

Em decorrência disso, os profissionais do setor cultural estão enfrentando muitas dificuldades, por não poderem trabalhar para conseguir seu sustento.

As apresentações presenciais implicam em aglomeração de pessoas e ainda não existe nenhum prenuncio para o retorno dessas atividades.

5 visualizações
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • EPCC no YouTube
  • Casa de Rui Barbosa
bottom of page