top of page
  • Danielle F. Rodrigues Furlani

Sociedade em rede é tema de novo episódio do podcast

Neste domingo (14), foi lançado novo episódio do podcast Sobre Economia Política da Comunicação e da Cultura, sobre "A rede é a mensagem", capítulo introdutório do livro "A Galáxia da Internet", de autoria do sociólogo espanhol Manuel Castells. O sociólogo espanhol é reconhecido internacionalmente por suas análises sobre a era da informação e as sociedades conectadas em rede, tendo sua obra virado uma referência obrigatória na discussão das transformações sociais do século XX. Apontado pela revista britânica The Economist como o primeiro e mais importante filósofo do ciberespaço. É doutor em sociologia pela Universidade de Paris; professor nas áreas de sociologia, comunicação e planejamento urbano e regional; e pesquisador dos efeitos da informação sobre a economia, a cultura e a sociedade em geral. É autor de dezenas de livros que foram traduzidos para diversos idiomas, com destaque para a trilogia “A era da informação”, composta por “A sociedade em rede”, “O poder da identidade” e “Fim de milênio”.

A obra “A Galáxia da Internet”, retraça a história da ascensão da internet, discutindo o e-business, a nova economia, os conceitos de comunidade virtual e de sociedade em rede, e a cultura e a política da Internet. Manuel Castells analisa a geografia da web e a multimídia, debatendo a ideia de diversidade virtual, destacando ainda as contradições que foram criadas pela internet e as problemáticas das sociedades em rede. Ao final de cada capítulo, é feita a sugestão de links de leituras que ampliam os temas de interesse tanto para estudiosos das áreas quanto para o público em geral.

O capítulo introdutório da obra “A Galáxia da Internet”, foi escolhido por ser uma apresentação de um tema de extrema importância, e também um apanhado dos conceitos e temáticas trabalhadas por Manuel Castells ao longo de sua obra. A Internet e o ambiente criado por ela, que perpassa os limites do virtual, permanece sendo um assunto pouco explorado, mas que sem dúvidas teve grandes contribuições do sociólogo, merecendo tanto a leitura de sua obra quanto o conhecimento de sua atuação para além da vida acadêmica!


Sobre o podcast


O podcast Sobre Economia Política da Comunicação e da Cultura, é um projeto do grupo de pesquisa Economia Política da Comunicação e da Cultura, coordenado pela Dra. Eula Dantas Taveira Cabral, e tem por objetivo disseminar o conhecimento científico para sociedade. Ouça o novo episódio do podcast no Spotify e no Anchor.fm.

6 visualizações
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • EPCC no YouTube
  • Casa de Rui Barbosa
bottom of page