top of page
  • Maria Byington

Webinars discutem futuro de arquivos e acervos no contexto da pandemia e da web semântica


Profissionais de arquivo, trabalhadores no campo da memória e o público interessado, têm mais dois importantes eventos online para assistir, nos quais pesquisadores discutiram o impacto em arquivos e acervos, por um lado devido à pandemia da Covid-19, e por outro pelo impacto das novas possibilidades tecnológicas da web semântica com novos padrões de formatação de dados e de descrição arquivística.


O Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas (CPDOC-FGV) promoveu o segundo webinar da série PAPeando com o objetivo de pensar os desafios e refletir sobre o futuro das relações entre as instituições de guarda e seus usuários, considerando que as atividades de conservação são necessariamente presenciais, embora a difusão de acervos já tratados possa ser online.


O debate contou com a participação de profissionais do Arquivo Nacional (AN), Aluf Alba Elias, Coordenadora-Geral de Processamento e Preservação do Acervo (COPRA/AN) e Thays Lacerda, Coordenadora de consulta ao acervo (COCAC/AN); do Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP), Fernando Padula, Coordenador; da Library of Congress, Talía Guzmán-Gonzalez, bibliotecária de referência e especialista Luso-Brasileira na Divisão Hispânica da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, com mediação de Daniele Chaves Amado, Coordenadora da Documentação (CPDOC-FGV).


A programação completa de Webinars da FGV pode ser conferida aqui. E os eventos anteriores podem ser acessados clicando aqui.


No mesmo horário, o Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense (PPGCI-UFF) transmitiu o Colóquio de pós-doutoramento intitulado Do Multinível ao Multidimensional: Análise do novo padrão de descrição Records in Contexts (RiC) e do seu impacto no acesso aos arquivos, à luz da Web Semântica, com estudos de aplicação em acervos sobre a memória da Escravidão no Brasil.


Após a apresentação da pesquisa do Prof. Dr. Jair Martins de Miranda, Coordenador do Laboratório de Preservação e Gestão de Acervos Digitais (LABOGAD/CCH/UNIRIO), seguiu-se debate com os professores do PPGCI-UFF, Prof. Dr. Vitor Manoel Marques da Fonseca; Profa. Dra. Linair Alves Campos; Prof. Dr. Carlos Henrique Marcondes e a Profa. Dra. Keila Grinberg, do PPGH-UNIRIO e a mediação foi realizada por prof. Dra. Michely Jabala Mamede Vogel


Web Semântica é um movimento colaborativo para organizar a informação de maneira legível para computadores e máquinas através de padrões de formatação de dados como o RDF (Resource Description Framework) e a versão preliminar do modelo conceitual Records in Contexts (RiC-CM) Documentos em Contextos esteve em consulta pública de setembro de 2016 a janeiro de 2017, um trabalho em processo colaborativo organizado pelo International Council on Archives (ICA) e contou com voluntários no Grupo de Especialistas em Descrição Arquivística (GEDA).


Citando a Declaração Universal sobre Arquivos adotada na 36a Conferência Geral da UNESCO, Prof. Dr. Jair Miranda ressaltou que "desempenham um papel essencial no desenvolvimento das sociedades ao contribuir para a constituição e salvaguarda da memória individual e coletiva. O livre acesso aos arquivos enriquece o conhecimento sobre a sociedade humana, promove a democracia, protege os direitos dos cidadãos e aumenta a qualidade de vida". E com uma homenagem às vítimas do racismo estrutural nos Estados Unidos e no Brasil, encerrou sua apresentação dedicando-a a George Floyd e João Pedro.


Para assistir à gravação de ESTUDOS PÓS-DOUTORAIS DO PPGCI-UFF - Do Multinível ao Multidimensional clique aqui.



5 visualizações
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • EPCC no YouTube
  • Casa de Rui Barbosa
bottom of page