Segundo OMS, pandemia continua acelerando no mundo
Nesta segunda-feira (22), a Organização Mundial da Saúde (OMS) advertiu que a pandemia continua "acelerando" no mundo, após o Brasil superar 50.000 mortes por coronavírus no fim de semana e enquanto os países europeus avançam com a flexibilização do confinamento. A pandemia da Covid-19 provocou mais de 468.000 óbitos e quase 9 milhões de contágios no mundo, desde que o novo coronavírus foi detectado na China no final do ano passado.
Atualmente a América Latina é a região com ritmo mais acelerado de propagação do vírus, principalmente o Brasil. O país superou 50.000 mortos e tem mais de um milhão de contágios , sendo metade dos casos declarados na região. O estado brasileiro de São Paulo teve 12.500 mortes e quase 220.000 contágios acumulados, sendo a região com mais casos, seguido pelo Rio de Janeiro. No continente europeu, o mais afetado pela pandemia com mais de 192.000 mortos e 2,5 milhões de casos, os países avançam para uma reabertura completa, após os meses de confinamento que paralisaram as economias.
Temendo uma segunda onda da doença, como ocorreu na China, em que depois de dois meses sem novos casos foram detectados 220 contágios em Pequim, as autoridades pedem prudência. O diretor da OMS pediu aos governos que se preparem para futuras pandemias que podem vir a acontecer em qualquer lugar e a qualquer momento, enfatizando que no momento atual não estamos preparados.