Ativismo digital no Brasil é tema de novo episódio do podcast
- Danielle F. Rodrigues Furlani
- 24 de jun. de 2020
- 2 min de leitura
Nesta quarta-feira (24), foi lançado mais um episódio do canal de podcast "Sobre Economia Política da Comunicação e da Cultura", sobre o capítulo "Uso político do ativismo digital no Brasil", que integra o livro “O ativismo digital brasileiro”, de autoria de José Marques de Vasconcelos Filho e de Sérgio Coutinho. A obra faz parte da coleção “O que saber”, da Fundação Perseu Abramo (FPA), e foi publicado em 2016.
O livro “O ativismo digital brasileiro”, que já teve o capítulo “O contexto da militância online no mundo” exposto em outro episódio, mostra a dimensão que a internet e que os novos tipos de mídia alcançaram, principalmente como ferramentas eficazes para promover a participação cívica e a militância de grupos e de movimentos sociais, podendo se consolidarem como instrumentos para a democratização da informação e de serviços aos cidadãos por parte dos governos. Essa dimensão emancipatória é muitas vezes ameaçada por governos, programas ou projetos antidemocráticos.
Como enunciado em seu prefácio, o ativismo digital ou ciberativismo é visto como o uso da internet por movimentos politicamente motivados, caracterizado por práticas que buscam conscientizar sobre determinadas pautas sociais e políticas, e obter apoio, organização e mobilização, podendo também se caracterizar por movimentos hackers. A obra se desenvolve numa incursão e procurando dar uma luz a temas que contextualizam a militância online em seus aspectos e efeitos globais, dialogando com ações ativistas digitais aqui no Brasil. Aborda a inclusão social e digital como condição para que ocorra maior participação e amadurecimento do ativismo digital. Também discorre sobre o uso da transparência pública digital na sociedade, e por fim, tenta delinear o futuro da comunicação política na rede.
O capítulo “Uso político do ativismo digital no Brasil”, segundo capítulo da obra, mostra como o ativismo digital vem ocupando espaço no social brasileiro. Como a internet, as mídias sociais passaram a ser um campo que permite novas formas de interações entre indivíduos, aglutinando grupos de pessoas com ideologias e afinidades políticas em comum por meio de uma comunicação instantânea, podendo resultar em verdadeiras ações que buscam a melhoria de problemas da sociedade.
Sobre o podcast
O canal de podcast "Sobre Economia Política da Comunicação e da Cultura", é uma iniciativa de disseminação de conteúdos científicos para a sociedade, do grupo de pesquisa Economia Política da Comunicação e da Cultura, coordenado pela Dra. Eula Dantas Taveira Cabral. Ouça o novo episódio do canal no Spotify ou no Anchor.fm.
Posts recentes
Ver tudoO seminário ‘Marco Legal da Inteligência Artificial’ promovido nesta segunda, 20/3, pela FGV no Rio de janeiro contou com a participação...
O uso de ferramentas como Midjourney e deepfake, técnicas de inteligência artificial que vem sendo usadas para produzir desinformação,...
O Coletivo, no dia 25 de março de 2023, no programa "A voz trabalhadora", contou com a presença de diversos participantes e entre eles o...