top of page
  • Danielle F. Rodrigues Furlani

Diversidade cultural e desigualdade é tema de novo episódio do podcast

Neste domingo (5), foi publicado mais um episódio do canal de podcast Sobre Economia Política da Comunicação e da Cultura, sobre o capítulo A diversidade cultural e o enfrentamento da desigualdade, de autoria de Jurema Machado. O capítulo faz parte do livro Diversidade cultural e desigualdade de trocas: participação, comércio e comunicação, organizado por José Márcio Barros e Giuliana Kauark. É resultado da parceria entre o Observatório da Diversidade Cultural (ODC), o Instituto Itaú Cultural, a Unesco Brasil e a Rede U40 Brasil.

O livro Diversidade cultural e desigualdade de trocas: participação, comércio e comunicação é resultado da parceria entre o Observatório da Diversidade Cultural (ODC), o Instituto Itaú Cultural, a Unesco Brasil e a Rede U40 Brasil. A obra procura enfrentar questões que demandam atualização contínua, e é uma publicação da Editora PUCMinas de 2011. Reúne questionamentos e possíveis respostas trazidas por professores e pesquisadores de diversas instituições e ativistas da diversidade cultural. Alguns nomes presentes na obra, além dos organizadores José Márcio Barros e Giuliana Kauark, são: Giselle Dupin, Mariella Pitombo Vieira, Gustavo Lins Ribeiro, Paulo Miguez, Guilherme Canela, Alexandra Bujokas de Siqueira, entre outros. O livro é divido em três partes: Diversidade cultural e as relações políticas e comerciais; Diversidade cultural e comunicação; e Diversidade cultural e a desigualdade.

O capítulo A diversidade cultural e o enfrentamento da desigualdade, faz parte da terceira parte do livro, e é de autoria de Jurema Machado. A autora é arquiteta urbanista pela Universidade Federal de Minas Gerais. Consultora na área de patrimônio e gestão urbana. Foi presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional IPHAN de 2012 a 2016. Coordenadora do Setor de Cultura da UNESCO no Brasil de 2002 a 2012. O capítulo busca expor a importância de se compreender as relações entre pobreza, desigualdade e diversidade. Expondo algumas tentativas realizadas por organizações, como por exemplo a Unesco, juntamente a governos de diversos países. A autora inicia o texto afirmando que a relação entre desigualdade e diversidade, especialmente nos países em desenvolvimento, é um tema que está presente regularmente nas discussões estimuladas pela Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, aprovada pela Assembleia Geral da Unesco em 2005. Explicita então, o caso brasileiro, em que muito do que se identifica como riqueza da diversidade cultural são tradições e saberes das populações mais pobres e que, em grande parte, são afastadas do processo de crescimento econômico.


Sobre o canal de podcast

O canal Sobre Economia Política da Comunicação e da Cultura, é resultado de um projeto de disseminação de conhecimento científico para a sociedade, do grupo EPCC – Economia Política da Comunicação e da Cultura, sob coordenação da Profa. Dra. Eula Dantas Taveira Cabral. Ouça o novo episódio do canal no Spotify e no Anchor.FM!

17 visualizações
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • EPCC no YouTube
  • Casa de Rui Barbosa
bottom of page