top of page
  • Danielle F. Rodrigues Furlani

Escola indígena de cinema é tema de novo episódio do podcast

Nesta quarta-feira (15), foi lançado mais um episódio do canal de podcast Sobre Economia Política da Comunicação e da Cultura, sobre o capítulo Uma escola indígena de cinema, de autoria de Vincent Carelli. O capítulo faz parte da obra Dimensões e desafios políticos para a diversidade cultural, organizado por Paulo Miguez, José Márcio Barros e Giuliana Kauark. A obra foi publicada em 2014 e faz parte da Coleção Cult, da Editora da Universidade Federal da Bahia.

A obra Dimensões e desafios políticos para a diversidade cultural foi publicada em 2014 e faz parte da Coleção Cult, da Editora da Universidade Federal da Bahia. Reúne 16 artigos de professores, pesquisadores e gestores culturais de nove diferentes países, a saber, África do Sul, Alemanha, Brasil, Canadá, Chile, Cuba, França, Holanda e Zimbábue. Possui não só uma variedade de temáticas abordadas a respeito das políticas para diversidade cultural, mas também visões bem distintas a partir das experiências vivenciadas nos países e regiões de origem dos autores convidados. É dividida em três partes: Consensos e dissensos: políticas para diversidade cultural; Instável equilíbrio: comércio de bens e serviços culturais e economia criativa; e Diálogos transversais: direitos culturais e diversidade cultural.

O artigo Uma escola indígena de cinema, e sexto capítulo da obra, é de autoria de Vincent Carelli (um indigenista e cineasta,criador e secretário executivo do projeto Vídeo nas Aldeias). Baseia-se na apresentação feita no IV Seminário Diversidade Cultural, em 2011, em Belo Horizonte, Minas Gerais. A experiência do projeto Vídeo nas Aldeias explicita as relações entre cinema, memória e cultura, as possibilidades que o audiovisual pode criar como promotor das identidades de povos marginalizados e como acervo das tradições e saberes desses povos para suas próximas gerações. Também mostra como qualquer classe social pode revelar talentos e produtos que recolocam o Brasil na vanguarda artística internacional, demonstrando a necessidade de políticas públicas culturais que criem iniciativas e projetos que possibilitem oportunidades para os mais diversos povos.


Sobre o canal de podcast

O canal de podcast Sobre Economia Política da Comunicação e da Cultura é um projeto do grupo de pesquisa EPCC - Economia Política da Comunicação e da Cultura, sob orientação da Dra. Profa. Eula D. T. Cabral. Uma forma de disseminar conhecimento científico para a sociedade, por meio de obras da área de Economia Política da Comunicação e da Cultura. Ouça o novo episódio no Spotify e no Anchor.FM.


9 visualizações
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • EPCC no YouTube
  • Casa de Rui Barbosa
bottom of page