• Eula D.T.Cabral.

EPCC Brasil disponibiliza eventos científicos sobre comunicação, cultura e informação

Como ter acesso aos eventos científicos sobre direito à comunicação, à informação e à cultura? Como fazer pesquisas na área de Economia Política da Comunicação, da Cultura e da Informação? Como trabalhar e analisar criticamente as temáticas? Como entender e aplicar os conceitos que vêm sendo trabalhados na academia diante do quadro atual? O que dizem os pesquisadores e ativistas?

Para entender o cenário midiático, em 2017 foi formado, no setor de Políticas Culturais da Fundação Casa de Rui Barbosa, o grupo de pesquisa Economia Política da Comunicação e da Cultura (EPCC), registrado no CNPq. Com pesquisadores de graduação e de pós-graduação, trabalha-se com pesquisas, eventos e divulgação científica, principalmente nas redes digitais.

Uma das estratégias do grupo EPCC é organizar eventos científicos e disponibilizá-los à sociedade em seu canal no Youtube, EPCC Brasil. Até 6 de agosto de 2020 foram disponibilizados 30 vídeos, distribuídos em seis playlists: (1) Colóquios de EPCC, (2) Colóquios de Culturas Digitais, (3) Pesquisas em Comunicação e Cultura, (4) I Paradigmas Culturais Hoje, (5) II Paradigmas Culturais Hoje e (6) Teasers.

Confira, compartilhe conhecimento e assine o canal EPCC Brasil.

(1) Colóquios de EPCC

Os Colóquios de EPCC têm como objetivo analisar criticamente a realidade atual a partir de pesquisas científicas, posicionamentos do governo, do setor privado e da sociedade civil. Reúne pesquisadores e ativistas da área de Economia Política da Comunicação e da Cultura, analisando e debatendo o campo.

Na playlist dos Colóquios de Economia Política da Comunicação e da Cultura são disponibilizados 14 vídeos, sendo que o mais recente é o VIII Colóquio realizado no dia 27 de julho de 2020, que teve como tema "Cultura, comunicação e informação como direitos humanos".

VIII Colóquio de Economia Política da Comunicação e da Cultura

Tema: Cultura, comunicação e informação como direitos humanos

Palestrantes: Cláudia Santiago (NPC), Patrícia Gabrig (PUC Rio), Adilson Cabral (EMERGE/UFF) e Eula D.T.Cabral (FCRB). RJ (RJ), 27/07/2020.

VII Colóquio de Economia Política da Comunicação e da Cultura

Tema: Cultura, Mídia e Democracia

Palestrantes: Laurindo Leal Filho (USP), Adilson Cabral (UFF), Rosângela Fernandes (Criar Brasil) e Eula Cabral (FCRB).

RJ (RJ), 13/05/2019.

VI Colóquio de Economia Política da Comunicação e da Cultura

Tema: Direito à cultura e à comunicação

Palestrantes: Rachel Valença (MIS), Adilson Cabral (EMERGE – UFF) e Eula D.T.Cabral (FCRB).

RJ (RJ), 13/05/2019.

V Colóquio de Economia Política da Comunicação e da Cultura e IV Encontro do EMERGE

Data: 18 e 19 de outubro de 2018

Local: Auditório da Fundação Casa de Rui Barbosa

Dia 18/10/2018 (quinta-feira) Mesa 1 – Conferência de abertura Conferencista: Maria Soledad Segura (Universidad Nacional de Córdoba, Argentina). Mediação: Adilson Vaz Cabral (UFF).

Mesa 2 – Comunicação, cultura e ativismo midiático Palestrantes: Eula D. T. Cabral (FCRB), Adilson Cabral (UFF) e Andrea Medrado (UFF). Mediação: Adilson Vaz Cabral (UFF).

Painel 1 - EPCC e novas tecnologias Palestrantes: Luana Mattos, Thainá Queiróz, Cíntia Freire, Aderlândia Moreira e Madalena Schmid. Mediação: Eula D. T. Cabral (FCRB).

Painel 2 - Ludicidade e ativismo como formas de resistência e agência nas redes Palestrantes: Taynara Cabral, Adler Mendes, Marina Roale e Letícia Moreira. Mediação: Andrea Medrado (UFF).

Dia 19/10/2018 (sexta-feira) Mesa 3 – Competências informacionais, estéticas e comunicacionais Palestrantes: Marco Schneider (UFF/IBICT) e Simone do Vale (UFF). Mediação: Andrea Medrado (UFF).

Mesa 4 – A emergência das redes sociais e digitais Palestrante: Renata Souza (UFF). Mediação: Adilson Vaz Cabral (UFF).

Mesa 5 – Folkcomunicação e mídia regional Palestrantes: Maria Érica de Lima (UFC), Bruna Franco (UFC) e Camila Magalhães (UFC). Mediação: Eula D.T.Cabral (FCRB).

Painel 3 - Comunicação Comunitária e Políticas de Comunicação Palestrantes: Renata Palitó de Carvalho, Mariana Pitasse, Anderson Andreata e Emanuela Amaral. Mediação: Adilson Cabral (UFF).

Painel 4 - Ética e competência crítica em Informação Palestrantes: Renata Brás e Rafael Zincone. Mediação: Marco Schneider (UFF/IBICT).

IV Colóquio de Economia Política da Comunicação e da Cultura Tema: É possível democratizar a mídia, a cultura e a informação no Brasil? Palestrantes: Cesar Bolaño, Marcos Dantas, Lia Calabre, Adilson Cabral e Eula D.T.Cabral. - parte 1 - parte 2 - RJ (RJ), 07/05/2018.

III Colóquio de Economia Política da Comunicação e da Cultura Tema: Políticas de fomento ao audiovisual diante do compadrio na Comunicação e na Cultura

Palestrantes: Eula D.T.Cabral, Suzy dos Santos e Gustavo Gindre. RJ (RJ), 09/10/2017.

II Colóquio de Economia Política da Comunicação e da Cultura Tema: Mídia, Poder e Cultura

Palestrantes: Patrícia Bandeira de Melo, Murilo César Ramos e Adilson Vaz Cabral Filho. RJ (RJ), 05/06/2017.

I Colóquio de Economia Política da Comunicação e da Cultura

Temas: O papel da televisão na distribuição de produtos culturais no século XXI e Produção e financiamento na TV Pública Palestrantes: Adilson Vaz Cabral Filho, Octavio Penna Pieranti e Marcia Correa e Castro. RJ (RJ), 10/04/2017.

(2) Colóquios de Culturas Digitais

Os Colóquios de Culturas Digitais têm como objetivo reunir alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores e ativistas da área de culturas digitais para analisar e debater o campo, criando espaços de interlocução e troca entre a academia e a sociedade.

III Colóquio de Culturas Digitais

Palestrantes: Patrícia Maurício (PUC - Rio), Leonardo Firmino (PUC - Rio) e Eula D.T. Cabral (FCRB).

RJ (RJ), 24/06/2019.

II Colóquio de Culturas Digitais

Tema: Novas tecnologias em tempos de crise

Palestrantes: Eula D.T.Cabral (FCRB), Renata Tomaz (UFF) e Paulo Faustino, da Universidade de Porto (Portugal). RJ (RJ), 29/08/2018.

(3) Pesquisas em Comunicação e Cultura

O objetivo é reunir alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores, ativistas e interessados nas áreas de Comunicação, Informação e Cultura para analisarem e debaterem o campo, criando espaços de interlocução e troca entre a academia e a sociedade.

III Ciclo de Palestras “Pesquisas em Comunicação e Cultura”

Tema: Publicações Científicas

Palestrantes: Marli dos Santos (Cásper Líbero), Ana Luiza Coiro Moraes (Cásper Líbero), Carlos Humberto Ferreira Silva Júnior (UNESP Bauru).

Moderadora: Eula D.T. Cabral (FCRB). RJ (RJ), 16/08/2019.

II Ciclo de Palestras “Pesquisas em Comunicação e Cultura”

Palestrantes: Carlos José Napolitano (UNESP - Bauru), Eula D.T. Cabral (FCRB), Thainá Alves (FCRB / CNPq), Karen Rodrigues (FCRB/ Faperj) e Luana Matos (FCRB). RJ (RJ), 11/07/2019.

I Ciclo de Palestras “Pesquisas em Comunicação e Cultura”

Palestrantes: Patrícia Saldanha (UFF), Juliana Teixeira (UFPI), Eula Cabral (FCRB) e Cíntia Freire (FCRB). RJ (RJ), 01/07/2019.

(4) I Paradigmas Culturais Hoje

Os eventos têm como objetivo reunir especialistas, pesquisadores, ativistas e alunos de graduação e Pós-graduação das áreas cultural e midiática para analisar e debater o campo, criando espaços de interlocução e troca entre os participantes.

Políticas Culturais no Brasil e Direitos Humanos na Internet

Palestrantes: Janara Sousa (UNB), Gerson Scheidweiler (UNB), Luísa Montenegro (UNB), Lia Calabre (FCRB) e Eula Cabral (FCRB)

RJ (RJ), 05/09/2018.

Cultura na TV, nos jogos eletrônicos e na literatura infanto juvenil

Palestrantes: Luciana Sandroni, escritora de livros clássicos juvenis e roteirista da última versão do Sítio do Picapau Amarelo; Lucia Helena Novaes, atua com diversos trabalhos em novas mídias, filmes publicitários e séries de reality drama no canal GNT; Gláucia Lima, escritora e professora de Programação de Games, criou um curso moderno de Programação de Games para crianças e jovens; Eula Cabral, professora do Mestrado Memória e Acervos da FCRB, coordenadora do projeto Economia Política da Comunicação e da Cultura. RJ (RJ), 26/09/2018.

Cultura na mídia comunitária

Palestrantes: Andrea Medrado (professora da UFF), Adilson Cabral (coordenador do EMERGE e professor da UFF) e Eula Cabral (coordenadora do EPCC e professora do Mestrado da FCRB). RJ (RJ), 17/10/2018.

Cultura nas grandes redes de comunicação do Brasil

Palestrantes: Pâmela Pinto (UERJ) e Eula Cabral (FCRB) RJ (RJ), 24/10/2018.

Cultura, criatividade e mídias digitais

Palestrantes: Apoena Horta - designer especialista em comunicação corporativa, design editorial, promocional e UX; André Sette - designer, ilustrador, animador, músico e autor independente; Eula Cabral - professora do Mestrado em Memória e Acervos da FCRB e coordenadora do projeto EPCC.

RJ (RJ), 07/11/2018.

Economia Política da Comunicação e da Cultura

Palestrantes: Adilson Cabral (UFF), Patrícia Maurício (PUC-RJ), Juliano Maurício de Carvalho (UNESP Bauru-SP), Marcos Américo (UNESP Bauru-SP) e Eula Cabral (FCRB). RJ (RJ), 14/11/2018.

(5) II Paradigmas Culturais Hoje

Os eventos têm como objetivo reunir especialistas, pesquisadores, ativistas e alunos de graduação e Pós-graduação das áreas cultural e midiática para analisar e debater o campo, criando espaços de interlocução e troca entre os participantes.​

Televisão e cultura brasileira

Palestrantes: Maria Byington (Rede Globo), João Alegria (Futura), Rita Marques (IFTA) e Eula Cabral (FCRB). RJ (RJ), 23/09/2019.

Cultura, Comunicação Organizacional e Novas Tecnologias

Palestrantes: Cláudia Galhardi (ENSP/ Fiocruz), Lívia Brito (Coletivo autônomo de mulheres pretas - Adelinas), Regina Varella de Almeida(UFRJ) e Eula Cabral (FCRB). RJ (RJ), 04/11/2019.

Cultura, Mídia e Religião

Palestrantes: Magali Cunha (Intercom), Letícia Moreira (UFF), Larissa Cesar (UFF) e Eula Cabral (FCRB). RJ (RJ), 16/09/2019.

(6) Teasers

Para chamar a atenção do público para os eventos, são feitos pequenos vídeos com menos de um minuto. VIII Colóquio de Economia Política da Comunicação e da Cultura Tema: Cultura, comunicação e informação como direitos humanos Palestrantes: Cláudia Santiago (NPC), Patrícia Gabrig (PUC Rio), Adilson Cabral (EMERGE/UFF) e Eula D.T.Cabral (FCRB). RJ (RJ), 27/07/2020.

IV Colóquio de Culturas Digitais

Tema: Culturas Digitais: onde e como pesquisar?

Palestrantes: Andrea Medrado (UFF), Monica Machado (UFRJ), Claudia Galhardi (Fiocruz) e Eula D.T.Cabral (FCRB) RJ (RJ), 12/08/2020.

VIII Colóquio de Economia Política da Comunicação e da Cultura Tema: "Cultura, comunicação e informação como direitos humanos" Palestrantes: Cláudia Santiago (NPC), Patrícia Gabrig (PUC Rio), Adilson Cabral (EMERGE/UFF) e Eula D.T.Cabral (FCRB). RJ (RJ), 27/07/2020.

25 visualizações
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • EPCC no YouTube
  • Casa de Rui Barbosa
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now