top of page
  • Eula D.T.Cabral

A importância do produto técnico-científico no Mestrado e Doutorado Profissionais

Como fazer uma pesquisa científica com um produto técnico-científico, resultantes de um trabalho final de pós-graduação (Mestrado e Doutorado)? É possível?

Para entender melhor a importância de um produto técnico-científico dentro de um curso de Mestrado ou de Doutorado, no dia 17 de agosto de 2020 será realizado o evento Oficina "Realização Audiovisual em dispositivos móveis" com a presença da professora do Programa de Pós-graduação em Memória e Acervos (PPGMA), Eula D.T.Cabral, que explicará a importância de fazer pesquisas e produtos científicos no Mestrado Profissional e a professora da Escola de Atores Wolf Maya e atual Mestre em Criação e Produção de Conteúdos Digitais (UFRJ), Vanessa Guimarães Lauria, que mostrará como utilizar os dispositivos móveis, como o celular, e fazer produtos audiovisuais na pós-graduação.

O evento é organizado pelo grupo de pesquisa Economia Política da Comunicação e da Cultura (EPCC/FCRB), pelo Centro de Pesquisas e Produção em Comunicação e Emergência (EMERGE/UFF) e pelo Programa de Pós-graduação em Memória e Acervos (PPGMA/FCRB).

O trabalho final de conclusão do Mestrado e do Doutorado Profissionais

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) regulamentou no Brasil, em 2019, o Mestrado e o Doutorado Profissionais, que têm o mesmo valor que o acadêmico.

De acordo com a Portaria CAPES Nº 60, de 20 de março de 2019, que regulamenta os Mestrados e Doutorados Profissionais no Brasil,

"Art. 2. São objetivos dos cursos de mestrado e doutorado profissionais: I - capacitar profissionais qualificados para práticas avançadas, inovadoras e transformadoras dos processos de trabalho, visando atender às demandas sociais, econômicas e organizacionais dos diversos setores da economia; II - transferir conhecimento para a sociedade de forma a atender às demandas sociais e econômicas, com vistas ao desenvolvimento nacional, regional e local; III - contribuir para agregação de conhecimentos de forma a impulsionar o aumento da produtividade em empresas, organizações públicas e privadas; IV - atentar aos processos e procedimentos de inovação, seja em atividades industriais geradoras de produtos, quanto na organização de serviços públicos ou privados; V - formar doutor com perfil caracterizado pela autonomia, pela capacidade de geração e transferência de tecnologias e conhecimentos inovadores para soluções inéditas de problemas de alta complexidade em seu campo de atuação."

O Regulamento do PPGMA registra em seu artigo 40 que "são modalidades de Trabalhos de Conclusão do Curso de Mestrado Profissional em Memória e Acervos: dissertação, projeto e produto técnico-científico, produção artística, editorial ou midiática, inerentes aos diversos processos de Memória e Acervos”.

Em 2007, o ex-Ministro da Educação (2015), Renato Janine Ribeiro, quando era diretor de avaliação da CAPES, esclareceu que é importante que o aluno do Mestrado Profissional (MP) “(1) conheça por experiência própria o que é pesquisar, (2) saiba onde localizar, no futuro, a pesquisa que interesse a sua profissão, (3) aprenda como incluir a pesquisa existente e a futura no seu trabalho profissional. Nada disso é trivial. O terceiro ponto é, por sinal, razoavelmente difícil. Por isso, o MP não pode ser entendido como um mestrado facilitado.”

Para participar da seleção do Mestrado Profissional em Memória e Acervos verifique o Edital que está sendo lançado.

Arte: Lúcia Novaes.

1.056 visualizações
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • EPCC no YouTube
  • Casa de Rui Barbosa
bottom of page