Novas tecnologias e produção audiovisual é tema de novo episódio do podcast
Neste domingo (16), foi publicado mais um episódio do canal de podcast Sobre Economia Política da Comunicação e da Cultura, que é resultado de um projeto de disseminação de conhecimento científico pelo grupo de pesquisa EPCC, sob coordenação da Profa. Dra. Eula Dantas Taveira Cabral. O novo episódio é sobre o ensaio “Politizando a tecnologia e a feitura do cinema”, de autoria de Giba Assis Brasil.O ensaio faz parte da obra “Além das redes de colaboração: internet,diversidade cultural e tecnologias do poder”, organizada por Nelson De Luca Pretto e Sérgio Amadeu da Silveira, publicada pela editorada Universidade Federal da Bahia em 2008.
A obra “Além das redes de colaboração: internet, diversidade cultural e tecnologias do poder” é resultado das reflexões realizadas por diversos pesquisadores e ativistas latinoamericanos que estiveram envolvidos em um evento articulado em dois ciclos de debates presenciais, explorando os limites da cibercultura recombinante, desterritorializada e descentralizada, que teve transmissão em tempo real pela web com interação via chat de participantes de diversas partes do Brasil. O ciclo “Além das redes de colaboração: diversidade cultural e as tecnologias do poder” buscou tratar dos conflitos entre as formas emancipadas que surgiram na sociedade e puderam proliferar nas redes digitais. O poder, a cultura, a educação e as formas de distribuição de riqueza foram observados por ativistas e pesquisadores dos fenômenos contemporâneos, deixando claro, a impossibilidade do poder existir longe das tecnologias, demandando de todos uma mudança no olhar sobre as novas dependências, sobre o que está em jogo nas redes de informação.
O ensaio “Politizando a tecnologia e a feitura do cinema” é de autoria de Giba Assis Brasil. O autor é professor, diretor, roteirista e montador de cinema e televisão brasileiro. Formou-se em jornalismo pela Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Integra o grupo de jovens cineastas gaúchos que, no final dos anos 1970, destaca-se pelas produções em formato Super-8. Milita nas principais entidades de classe do estado do Rio Grande do Sul – Associação Profissional dos Técnicos Cinematográficos, Associação Brasileira de Documentaristas e Fundação Cinema. De 1984 a 2004 atou como docente na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e, posteriormente, na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Escreve periodicamente para um blog no site da Casa de Cinema de Porto Alegre, além de publicar artigos sobre cinema em livros e revistas.
Sobre o canal de podcast