top of page
  • Eula D.T.Cabral.

A importância de pesquisas científicas sobre Culturas Digitais

Como trabalhar com as culturas digitais na área científica? É possível usar as redes sociais como fontes de pesquisa? Quais são os critérios corretos a serem adotados? Como definir o tema de pesquisa? Quais as metodologias adequadas? Como fazer projetos de pesquisa sobre novas tecnologias e culturas digitais?

Para entender melhor as questões levantadas, no dia 12 de agosto de 2020 foi realizado o IV Colóquio de Culturas Digitais. A análise do tema "Culturas Digitais: onde e como pesquisar?” foi feita pelas palestrantes Andrea Medrado (UFF), Monica Machado (UFRJ), Claudia Galhardi (Fiocruz) e Eula D.T.Cabral (FCRB). O vídeo do evento está disponível no canal do Youtube, EPCC Brasil.

As palestrantes, que vêm desenvolvendo pesquisas científicas e produtos tecnológicos na área de Culturas Digitais, falaram de suas experiências e atuações na área e deram indicações de pesquisas bibliográficas e documentais para os participantes.

Eula Cabral (FCRB) analisou a importância Dos bits ao conhecimento, mostrando a influência das novas tecnologias na sociedade, o aparecimento e desenvolvimento da internet, dando indicações sobre projetos de pesquisa e investigações científicas na Rede. Andrea Medrado (UFF) falou sobre Pesquisas Etnográficas na Internet, disponibilizando, ainda, uma lista de obras sobre Etnografia Digital e Netnografia. Assunto também aprofundado por Mônica Machado (UFRJ). Cláudia Galhardi mostrou outras metodologias que podem ser utilizadas, como a análise de conteúdo.

O objetivo do Colóquio é reunir alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores e ativistas da área de culturas digitais para analisar e debater o campo, criando espaços de interlocução e troca entre a academia e a sociedade.

Confira outros eventos e vídeos disponibilizados pelo grupo EPCC.

Disponível em https://youtu.be/k8SpkcD856U

26 visualizações
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • EPCC no YouTube
  • Casa de Rui Barbosa
bottom of page