top of page
  • Eula D.T.Cabral.

Produtos técnico-científicos de qualidade na pós-graduação

Fazer uma pesquisa científica com um produto técnico-científico, resultantes de um trabalho final de pós-graduação (Mestrado e Doutorado), é possível. No dia 17 de agosto de 2020 foi realizado o evento Oficina "Realização Audiovisual em dispositivos móveis" com a presença da professora do Programa de Pós-graduação em Memória e Acervos (PPGMA), Eula D.T.Cabral, que explicou a importância de fazer pesquisas e produtos científicos no Mestrado Profissional e a professora da Escola de Atores Wolf Maya e atual Mestre em Criação e Produção de Conteúdos Digitais (UFRJ), Vanessa Guimarães Lauria, que mostrou como utilizar os dispositivos móveis, como o celular, e fazer produtos audiovisuais na pós-graduação. O vídeo do evento está disponível no canal do youtube, EPCC Brasil.

Analisou-se a importância do Mestrado e do Doutorado Profissionais, que têm o mesmo valor acadêmico, conforme determina a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Além disso, como trabalhar com produtos audiovisuais online, a partir de parâmetros e técnicas profissionais. Fundamental para trabalhos de qualidade na pós-graduação.

A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) possui o Mestrado Profissional em Memória e Acervos, dentro de seu Programa de Pós-graduação em Memória e Acervos (PPGMA). De acordo com a CAPES, no caso do Mestrado Profissional, “o trabalho final do curso deve ser sempre vinculado a problemas reais da área de atuação do profissional-aluno e de acordo com a natureza da área e a finalidade do curso, podendo ser apresentado em diversos formatos”.

O Regulamento do PPGMA registra em seu artigo 40 que "são modalidades de Trabalhos de Conclusão do Curso de Mestrado Profissional em Memória e Acervos: dissertação, projeto e produto técnico-científico, produção artística, editorial ou midiática, inerentes aos diversos processos de Memória e Acervos”.

Na última semana de agosto de 2020 o Mestrado Profissional em Memória e Acervos estará lançando seu Edital de seleção. Vale a pena conferir e participar.

Para conhecer os trabalhos produzidos pelos alunos do PPGMA, no mês de setembro serão realizados eventos com alunos que conquistaram seus títulos de Mestres e, em outubro, com os atuais alunos do Mestrado que ingressaram na seleção de 2019. Também serão palestrantes a professora Eula Cabral e o grande especialista em curadoria digital, Aquiles Brayner. Confira, se inscreva e participe.

I Seminário de Pesquisas Científicas sobre Memória e Acervos

Data: 14/09/2020

Horário: 18h às 21h

Palestrantes: Eula D.T.Cabral, Amanda Britto, Bárbara de Barros, Carolina Sena e Leandro Jaccoud.

II Seminário de Pesquisas Científicas sobre Memória e Acervos

Data: 21/09/2020

Horário: 18h às 21h

Palestrantes: Eula D.T.Cabral, Aquiles Brayner, Landa Araújo, Madalena Schmidt e Douglas Fasolato.

III Seminário de Pesquisas Científicas sobre Memória e Acervos

Data: 19/10/2020

Horário: 18h às 21h

Palestrantes: Eula D.T.Cabral, Beatriz Cunha, Breno Pagoto, Bruna Reis, Carina Mesquita, Clarice Campos e Maria Byington.

Data: 26/10/2020

Horário: 18h às 21h

Palestrantes: Eula D.T.Cabral, Denise Coelho, Fabianne Gonçalves, Gabriel do Vabo, Ricardo do Paraizo, Walquiria Raizer e Rosângela Santos.

Disponível no canal EPCC Brasil - https://youtu.be/S2i4m0TKa-k

32 visualizações
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • EPCC no YouTube
  • Casa de Rui Barbosa
bottom of page