top of page
  • Eula D.T.Cabral

Pesquisas científicas sobre Memória e Acervos

Quais são as pesquisas científicas realizadas nos últimos anos sobre Memória e Acervos? Quem são os pesquisadores? Como essas pesquisas foram feitas? Como trabalhar com a temática na pós-graduação?

Para conhecer as pesquisas e pesquisadores da área de Memória e Acervos, no dia 14 de setembro de 2020 (segunda-feira), às 18h, será realizado o I Seminário de Pesquisas Científicas sobre Memória e Acervos com pesquisadores que realizam investigações científicas no Programa de Pós Graduação em Memória e Acervos (PPGMA). O evento é gratuito e garante certificado a todos que se inscreverem e participarem.

O objetivo é reunir alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores, ativistas e interessados nas áreas de Memória e Acervos para analisarem e debaterem o campo, criando espaços de interlocução e troca entre a academia e a sociedade. Na primeira edição terá como palestrantes: Eula D.T.Cabral, Amanda Britto, Bárbara de Barros, Carolina Sena e Leandro Jaccoud.

Conheça os palestrantes e as pesquisas

Eula D.T.Cabral é Doutora em Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), com pós-doutorado em Comunicação pela UERJ. Professora do Programa de Pós Graduação em Memória e Acervos (PPGMA) e servidora federal da FCRB. É líder do grupo de pesquisa Economia Política da Comunicação e da Cultura e coordenadora do projeto de pesquisa "Concentração midiática diante da democratização da comunicação e da diversidade cultural: análise das estratégias dos grandes conglomerados".

Amanda Britto é Mestre em Memória e Acervos pelo Programa de Pós Graduação em Memória e Acervos (PPGMA) da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB). Trabalha como servidora federal da FCRB. Seu projeto de pesquisa é "Um jornal vibrante uma arma do povo: cada urna uma tribuna, cada carta um dever de cidadão”.

Bárbara de Barros é Mestre em Memória e Acervos pelo Programa de Pós Graduação em Memória e Acervos (PPGMA) da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB). Trabalha como arquivista do Arquivo Público e Histórico do município de Valença (RJ). Seu projeto de pesquisa é “Escritas de si” ou “Provas de mim”? A busca por respostas por meio do princípio da ordem original em arquivos de pessoas de escritoras.

Carolina Sena é Mestre em Memória e Acervos pelo Programa de Pós Graduação em Memória e Acervos (PPGMA) da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB). Trabalha como servidora federal da FCRB. Seu projeto de pesquisa é ”A literatura de cordel na Fundação Casa de Rui Barbosa: organizando uma memória dispersa”.

Leandro Jaccoud é Mestre em Memória e Acervos pelo Programa de Pós Graduação em Memória e Acervos (PPGMA) da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB). Trabalha como servidor federal da FCRB. É pesquisador do grupo de pesquisa "Educação e Arquivos: experiências em contextos plurais" (UNIRIO). Seu projeto de pesquisa é "A educação patrimonial com/nos arquivos e o uso de jogos cooperativos on-line: monitoramento e avaliação do módulo educativo do sítio Escravidão, abolição e pós-abolição”.

Confira e se inscreva nas três edições que serão realizadas.

I Seminário de Pesquisas Científicas sobre Memória e Acervos

Data: 14/09/2020

Horário: 18h às 21h

Palestrantes: Eula D.T.Cabral, Amanda Britto, Bárbara de Barros, Carolina Sena e Leandro Jaccoud.

II Seminário de Pesquisas Científicas sobre Memória e Acervos

Data: 21/09/2020

Horário: 18h às 21h

Palestrantes: Eula D.T.Cabral, Aquiles Brayner, Landa Araújo, Madalena Schmidt e Douglas Fasolato.

III Seminário de Pesquisas Científicas sobre Memória e Acervos

Data: 19/10/2020

Horário: 18h às 21h

Palestrantes: Eula D.T.Cabral, Beatriz Cunha, Breno Pagoto, Bruna Reis, Carina Mesquita, Clarice Campos e Maria Byington.

Data: 26/10/2020

Horário: 18h às 21h

Palestrantes: Eula D.T.Cabral, Denise Coelho, Fabianne Gonçalves, Gabriel do Vabo, Ricardo do Paraizo, Walquiria Raizer e Rosângela Santos.

131 visualizações
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • EPCC no YouTube
  • Casa de Rui Barbosa
bottom of page