top of page
  • Eula D.T.Cabral

Mestrado em Memória e Acervos com inscrições abertas no Rio de Janeiro

A pós-graduação sempre foi um sonho para milhares de pessoas em várias partes do mundo, uma vez que sempre imaginava-se que era destinada somente aos que podiam pagar o custo do curso e dos livros. Mas, o século XXI trouxe uma nova realidade para os que querem buscar conhecimento: estudar gratuitamente em cursos públicos e de excelente qualidade.

No caso do Brasil, a Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) vem oferecendo aos brasileiros o Programa de Pós-Graduação em Memória e Acervos (PPGMA) com o curso de Mestrado Profissional em Memória e Acervos, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Mas, qual é o grande diferencial e como as pessoas podem ter acesso ao processo de seleção?

O Mestrado Profissional em Memória e Acervos é organizado em uma área de concentração e duas linhas de pesquisa. Tem como objetivo formar gestores, técnicos e funcionários que atuam com acervos públicos e privados, ligados à conservação e à organização de documentos, seja arquivística, museológica ou bibliográfica. Além de profissionais e de estudantes que trabalhem ou que busquem formação em memória e acervos, atuando também na produção e difusão cultural, de espaços de memória que utilizam acervos documentais em suas atividades.

A área de concentração do PPGMA é "Acervos Públicos e Privados: Gerenciamento, Preservação, Acesso e Usos”. Trabalha-se com "exploração e produção de instrumentos teóricos e práticos voltados para o gerenciamento, preservação, difusão, acesso e uso do patrimônio documental material e imaterial, focalizando acervos bibliográficos, arquivísticos, museológicos e arquitetônicos; estuda a sociogênese dos acervos móveis e imóveis (edifícios e sítios que os abrigam) públicos e privados, as tipologias documentais, os dispositivos (ambientes, instrumentos, processos, métodos, tecnologias), em especial aqueles voltados à representação e à recuperação da informação, como também ao acesso, uso e apropriação cultural; os estudos acerca da preservação dos diferentes espaços de memória e de seus acervos; e os processos de acesso, uso e apropriação social da informação contida nesses acervos, focalizando aspectos pedagógicos, conhecimentos teóricos, metodológicos e práticos acerca da leitura, compreensão, interpretação, confrontação e crítica de fontes históricas, sociológicas e estéticas".

O PPGMA tem duas linhas de pesquisa. A primeira é "Patrimônio Documental: Representação, Gerenciamento e Preservação de Espaços de Memória”. Nela, professores e alunos estudam "a constituição, a representação e o gerenciamento do patrimônio documental (acervos arquivísticos, bibliográficos e museológicos) nas esferas micro e macrossocial, como mecanismos de identificação e de memória da sociedade, promotores da construção de valores históricos, culturais e científicos. Abrange os instrumentos e processos contextualizados de representação da informação documentária e a análise da diversidade do universo documental e dos ambientes de memória, envolvendo questões relacionadas à preservação documental (documentos arquivísticos, bibliográficos e museológicos) e arquitetônica. Realiza estudos sobre objetos e artefatos decorativos e aspectos da história urbana e da arquitetura. Aborda, ainda, a organização, gestão e preservação de diferentes coleções".

A linha de pesquisa 2 é "Práticas Críticas em Acervos: Difusão, Acesso, Uso e Apropriação do Patrimônio Documental Material e Imaterial”, trabalhando-se com "os instrumentos teóricos e práticos voltados à difusão, acesso e uso do patrimônio documental material e imaterial. Abrange, ainda, estudos acerca dos recursos e processos de acesso, uso e apropriação social da informação contida nos acervos. Focaliza aspectos pedagógicos, conhecimentos teóricos, metodológicos e práticos acerca da leitura, compreensão, interpretação, confrontação e crítica de fontes históricas, sociológicas e estéticas. Aborda a cultura escrita, as formas de circulação e a relação com a materialidade do impresso em seus diversos suportes. Realiza estudos conceituais e históricos que articulam a cultura no sentido antropológico com a construção da cidadania, inclusive por meio de políticas públicas como as de cultura, de nacionalidade, de imigração, de direitos humanos, de gênero, de identidades, entre outras. Empreende estudos acerca de experiências de políticas públicas no Brasil, com ênfase na preservação da memória e do patrimônio, nos estudos constitucionais, nas relações entre direitos e memória, bem como no papel da cultura e dos sujeitos sociais no mundo contemporâneo”.

Para ter acesso ao curso do Mestrado Profissional em Memória e Acervos é preciso participar da seleção, que já está aberta. Deve-se ler e seguir as regras do edital. No caso das inscrições para o processo seletivo, serão feitas pela internet no período de 8 de setembro a 9 de outubro de 2020.

Dentre os documentos solicitados para inscrição na seleção, estão: formulário de inscrição; cópia do RG e CPF e, no caso de estrangeiros, passaporte; diploma do curso de graduação reconhecido pelo MEC (frente e verso) ou comprovante de colação de grau de curso ou declaração institucional de conclusão de curso de graduação ou declaração institucional de previsão de colação de grau - no caso dos que não possuem o nível de escolaridade mínimo exigido para ingresso nos cursos do PPGMA/FCRB somente poderão realizar as inscrições mediante apresentação de documento emitido pela instituição de ensino de origem, que declare a previsão de titulação; histórico escolar do curso de graduação (frente e verso); currículo lattes; anteprojeto de pesquisa; memorial; comprovante de pagamento da taxa de inscrição de R$ 30,00 (trinta reais).

Após a homologação da documentação, a seleção será feita em três fases: 1. Análise do Anteprojeto de Pesquisa; 2. Prova oral com arguição do Memorial, Anteprojeto de Pesquisa e análise do Currículo Lattes; 3. Prova de língua estrangeira – inglês ou espanhol. Serão oferecidas 20 vagas.

É importante que o candidato siga as instruções e seja aprovado nas três fases. A seleção será online, seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde que alerta para a manutenção do isolamento social, em meio à pandemia, evitando que o Coronavírus se propague entre as pessoas, causando mortes.

Para que o candidato conheça mais os projetos do PPGMA, serão realizados três Seminários de Pesquisas em Memória e Acervos com a presença de professores, ex-alunos (que hoje são Mestres) e alunos que ingressaram na turma de 2019. Confira e se inscreva.

Data: 14/09/2020

Horário: 18h às 21h

Palestrantes: Eula D.T.Cabral, Amanda Britto, Bárbara de Barros, Carolina Sena e Leandro Jaccoud.

II Seminário de Pesquisas Científicas sobre Memória e Acervos

Data: 21/09/2020

Horário: 18h às 21h

Palestrantes: Eula D.T.Cabral, Aquiles Brayner, Landa Araújo, Madalena Schmidt e Douglas Fasolato.

III Seminário de Pesquisas Científicas sobre Memória e Acervos

Data: 19/10/2020

Horário: 18h às 21h

Palestrantes: Eula D.T.Cabral, Beatriz Cunha, Breno Pagoto, Bruna Reis, Carina Mesquita, Clarice Campos e Maria Byington.

Data: 26/10/2020

Horário: 18h às 21h

Palestrantes: Eula D.T.Cabral, Denise Coelho, Fabianne Gonçalves, Gabriel do Vabo, Ricardo do Paraizo, Walquiria Raizer e Rosângela Santos.

137 visualizações
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • EPCC no YouTube
  • Casa de Rui Barbosa
bottom of page