top of page
Marilda Samico

800 cartas escritas por indígenas são reunidas em plataforma digital

O projeto “As cartas dos povos indígenas do Brasil”, coordenado pela professora Suzane Lima Costa, do Instituto de Letras da UFBA, financiado pelo CNPq, visa divulgar mais de 800 cartas escritas por indígenas, tais como o líder Yanomami Davi Kopenawa e a presidente da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB). Sonia Guajajara, que ajudarão a contar a história do Brasil, sob o ponto de vista destes povos originários.


A pesquisa classificou as cartas escritas por indígenas em três diferentes períodos: 1630-1680 (antes do Brasil), 1888-1930 (na nação Brasil) e entre 1999-2020 (no Brasil contemporâneo)


O conteúdo das correspondências tem temas recorrentes, como denúncias de crimes ambientais, invasões de terras indígenas e violência policial. Algumas cartas são de autoria coletiva e foram produzidas por entidades como a APIB e diversos povos indígenas como os Tupinambá, Tuxá, Guarani-Kaiowá, Maxakali e Xokleng.


O material está disponível na plataforma digital, criada pelo projeto e, além das cartas, o site contém informações sobre a trajetória dos indígenas que as escreveram e mostram outra visão do país a partir de novas narrativas e biografias.


Leia mais:

15 visualizações

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • EPCC no YouTube
  • Casa de Rui Barbosa
bottom of page