8º Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco terá GT sobre Educação Midiática
- carolvmagalhaes
- 11 de ago. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 12 de ago. de 2021
O 8º. Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco - EpePE é uma promoção da Fundação Joaquim Nabuco, por meio da sua Diretoria de Pesquisas Sociais, a ser realizado no período de 23 a 25 de novem bro de 2021. Traz como tema central “Educação: Esperançar em tempos de crises”, com a proposta do debate em torno da realidade que se apresenta no país, com várias crises.
O evento é destinado a estudantes de graduação, pós-graduação, professores e pesquisadores da área de educação, integrantes de movimentos sociais, e tem como parceiros institucionais: UFPE, UFRPE, UPE, IFPE, Univasf, UNEB e Resab.
Ao todo serão 21 eixos temáticos, distribuídos em conferências, mesas simultâneas e apresentação de trabalhos nos GTs (comunicações orais, resumo expandido e relatos de experiência). Em breve, o sistema para submissão de trabalhos estará aberto.
No site, na lateral direita, estão as regras de submissão.
As datas disponibilizadas até o momento são as seguintes
23/08 - 23/09: inscrição com submissão de trabalhos
5/11 - divulgação com resultado da avaliação
10/10 - 22/11 - inscrição para ouvintes
23/22 - 25/11: Realização Epepe
O eixo temático 21 "Educação Midiática: teorias, metodologias e relatos de experiência" faz um diálogo entre os meios de comunicação e a educação.
21 - EDUCAÇÃO MIDIÁTICA: teorias, metodologias e relatos de experiência
"Em uma sociedade cada vez mais conectada, é importante que os indivíduos sejam capazes de interpretar os conteúdos que acessam pelas redes digitais. O objetivo deste grupo de trabalho é refletir sobre os comportamentos dos indivíduos ao lidarem com informações advindas de redes como Facebook, YouTube,Instagram ou aplicativos como WhatsApp, Messenger, Telegram e também pelos meios tradicionais como TV, jornal e rádio. O papel da educação midiática é estimular o pensamento crítico para que cada um desenvolva competências para analisar informações, entender a natureza dos meios de comunicação e refletir sobre o papel dos produtores de conteúdo, sendo apto a discernir informações falsas e desinformação e a fazer partilhas ou produzir mensagens de forma responsável. Pensando na educação para a mídia como processo de desenvolvimento do indivíduo na era digital, espera-se o alcance de habilidades que redundem na elevação dos níveis de literacia ou letramento midiático e informacional no contexto da sociedade do conhecimento. A aprendizagem deveria ser um processo ao longo da vida, mas muitas habilidades adquiridas em contextos educacionais são perdidas ou caem em desuso, exigindo processos de educação fora da escola. Este GT pretende discutir estudos que abarquem questões teóricas, metodológicas ou relatos de experiência sobre processos de educação para a mídia em contextos de aprendizagem formal, informal ou não formal. O espaço será dado àqueles que estejam desenvolvendo pesquisas ou projetos de investigação-ação que tenham como meta a elevação dos níveis de literacia ou letramento midiático. Serão aceitos trabalhos que abordem as três dimensões em destaque - teorias, metodologias e experiências - de áreas em interface com a comunicação, a mídia e a educação."
Coordenação: Patricia Bandeira de Melo (Fundaj) e Isaltina Mello Gomes (UFPE)
Para mais informações, entrar no site do Encontro https://www.fundaj.gov.br/index.php/8-epepe/108-epepe
Posts recentes
Ver tudoO seminário ‘Marco Legal da Inteligência Artificial’ promovido nesta segunda, 20/3, pela FGV no Rio de janeiro contou com a participação...
O uso de ferramentas como Midjourney e deepfake, técnicas de inteligência artificial que vem sendo usadas para produzir desinformação,...
O Coletivo, no dia 25 de março de 2023, no programa "A voz trabalhadora", contou com a presença de diversos participantes e entre eles o...
Comments