A contribuição de McLuhan e Castells nos estudos sobre comunicação, cultura e informação
O grupo de pesquisa Economia Política da Comunicação e da Cultura (EPCC) vem estudando autores clássicos das áreas de Comunicação, Cultura e Informação para entender como a ciência trabalha com temas que atingem diretamente a sociedade.
No dia 27 de agosto de 2021 realiza o I Seminário Científico EPCC que tem como tema A Galáxia da Internet (Castells) e A Galáxia de Gutenberg (McLuhan). A análise sobre os autores e suas obras é feita pela coordenadora do grupo EPCC, Eula D.T.Cabral. O evento interno garante certificado aos participantes.
Imagens: Eula Cabral (na foto 2 - parte superior à esquerda) mostra a importância dos estudos de McLuhan e de Castells em seminário do grupo EPCC. Os autores e obras Herbert Marshall McLuhan (1911 - 1980) foi um teórico que criou vários conceitos ligados à comunicação, cultura e tecnologia, como “aldeia global”, prevendo fenômenos sociais e filosóficos a partir das tecnologias. Para alguns pesquisadores, era considerado um visionário; para outros, um determinista tecnológico. De acordo com a apresentação da obra A Galáxia de Gutenberg, “podia haver certa vantagem em substituir a palavra galáxia por meio ambiente. Qualquer nova tecnologia de transporte ou comunicação tende a criar seu respectivo meio ambiente humano. O manuscrito e o papiro criaram o ambiente social de que pensamos em conexão com os impérios da antiguidade. O estribo e a roda criaram ambientes únicos de enorme alcance. Ambientes tecnológicos não são recipientes puramente passivos de pessoas mas ativos processos que remodelam pessoas e igualmente outras tecnologias". McLuhan, em entrevista para L’Express, em fevereiro de 1972, traduzida por Débora Fleck e publicada na Revista Alceu v.12, n.23 e na revista E-Compós v.14, n.3, 2011, explicou: "analiso os fenômenos partindo dos efeitos em direção à causa, e não começando da causa para chegar aos efeitos, como é o hábito mais comum". O meio de comunicação, para ele, é "tudo que amplia a ação do agente humano". Assim, "todas as formas de expressão são meios de comunicação, e descobri recentemente que o conteúdo do meio é antes de tudo seu usuário".
Manuel Castells (1942 - ) é um dos grandes pesquisadores da atualidade atuando como professor de universidades renomadas nos Estados Unidos e na Europa. "Castells cunha o termo “TICs” (Tecnologias da Informação e Comunicação) e aborda como sua evolução moldou uma nova forma de sociedade". Na abertura de A Galáxia da Internet destaca: "a Internet é o tecido de nossas vidas. Se a tecnologia da informação é hoje o que a eletricidade foi na Era Industrial, em nossa época a Internet poderia ser equiparada tanto a uma rede elétrica quanto ao motor elétrico, em razão de sua capacidade de distribuir a força da informação por todo o domínio da atividade humana (...) a Internet passou a ser a base tecnológica para a forma organizacional da Era da Informação: a rede. Uma rede é um conjunto de nós interconectados." Castells salienta na obra: "a Internet é um meio de comunicação que permite, pela primeira vez, a comunicação de muitos com muitos, num momento escolhido, em escala global. Assim como a difusão da máquina impressora no Ocidente criou o que MacLuhan chamou de a“Galáxia de Gutenberg”, ingressamos agora num novo mundo de comunicação: a Galáxia da Internet. O uso da Internet como sistema de comunicação e forma de organização explodiu nos últimos anos do segundo milênio." De acordo com entrevista dada a Malu Fernandes, do Correio da Bahia, em 11 de maio de 2015: “entramos plenamente numa sociedade digital (não o futuro, mas o presente) e teremos que reexaminar tudo o que sabíamos sobre a sociedade industrial, porque estamos em outro contexto.”
O grupo de pesquisa O grupo de pesquisa Economia Política da Comunicação e da Cultura (EPCC) vem atuando desde 2017 com pesquisas, eventos e publicações científicas. Já realizou mais de 50 eventos científicos, envolvendo ativistas e pesquisadores, oficinas, inclusive com alunos do Ensino Médio, disponibilizando as gravações em seu canal no Youtube: EPCC Brasil. Seus participantes apresentam os resultados das pesquisas em eventos nacionais e internacionais. E, em busca de contribuir com a sociedade brasileira, disponibiliza em suas redes sociais e em seu site EPCC: notícias, legislação, eventos, livros (inclusive, também publica livros com artigos dos palestrantes e membros do grupo), artigos e pesquisas sobre economia política da comunicação e da cultura, direito à informação, direito à cultura, direito à comunicação, democratização da cultura, da comunicação e da informação. Além de podcasts científicos em seu canal Sobre Economia Política da Comunicação e da Cultura.
Comments