"Arquivo, documento e informação em cenários híbridos" hoje no Simpósio Internacional de Arquivos
A abertura oficial do evento on-line #SIA2020 será com a conferência: “Arquivo, documento e informação em cenários híbridos”, apresentada por Ana Célia Navarro de Andrade, Presidente da Associação de Arquivistas de São Paulo, Ana Maria de Almeida Camargo, Professora Senior da Universidade de São Paulo e proferida por Ramón Alberch i Fugueras, Professor da Universidad Autónoma de Barcelona.
Entre os dias 5 e 13 de dezembro,o #SIA2020 oferece aos inscritos, além das conferências de abertura e de encerramento, nove mesas-redondas, oito seminários temáticos e vinte mini cursos de seis horas cada em busca de compor um painel multifacetado dos problemas que afetam a Arquivologia na atualidade, em seus diferentes eixos temáticos, tanto no Brasil, quanto no cenário internacional.
E evento destaca reflexões teóricas e soluções práticas que a comunidade de profissionais da área vem experimentando diante do novo cenário de "virtualização do mundo" levando a questionamentos dos parâmetros temporais e espaciais que balizavam o papel do arquivista.
Diante do “aparecimento de ambientes em que convivem diferentes suportes, linguagens, técnicas de registro, meios de transmissão e formatos” como destaca a descrição do evento, pergunta-se até que ponto essa virtualização “permite a sustentação dos princípios e conceitos que têm sido aplicados ao tratamento dos documentos de arquivo”?
A partir destas reflexões, percebe-se os documentos audiovisuais e sonoros constam pontualmente na programação do evento, no entanto, continuam sendo tratados como “gêneros não textuais” e sem a relevância que poderia a eles ser dada, diante do gigantesco volume de demanda e acesso durante a pandemia de Covid-19.
Assim, deseja-se que este importante Simpósio, ao congregar entre os palestrantes e organizadores consagrados profissionais e acadêmicos da Arquivologia no Brasil e convidados internacionais, possa reavaliar o valor secundário do documento audiovisual e seu papel fundamental na sociedade contemporânea, inclusive diante da Arquivologia e da constituição de memórias, enquanto patrimônio do conhecimento humano a ser recuperado e preservado para futuras gerações.
Para mais informações e inscrições acesse aqui o site da Associação de Arquivistas de São Paulo ArqSP. Ou o site do #SIA2020 Simpósio Internacional de Arquivos
Comentários