top of page
Larissa Louback

Caso Fabiane Maria de Jesus e as desastrosas consequências de fake news

Nesta segunda, 10, a Rede Globo iniciou a transmissão da nova novela "A Travessia", no horário de 21h30. A obra foi escrita por Glória Perez e irá retratar uma história baseada em fatos reais que ocorreu em 2014.


A história é sobre uma dona de casa que faleceu em decorrência de uma fake news. A personagem que dá vida à essa história é a Brisa, interpretada por Lucy Alves. A personagem, assim como a vítima real, será linchada até a morte por ter sido confundida com uma sequestradora de bebês para realização de rituais de magia negra. O nome dessa vítima é Fabiane Maria de Jesus.


Em uma determinada cena, Brisa (personagem) será cercada por pessoas que veem semelhanças entre ela (Fabiane) e a pessoa cuja foto foi divulgada como a sequestradora de bebês, no Facebook. Brisa, então, foge no carro de um desconhecido, o hacker Oto, interpretado por Rômulo Estrela.


O crime aconteceu no dia 3 de maio de 2014, na cidade do Guarujá, em São Paulo.

Fabiane tinha 33 anos, era casada e tinha duas filhas. Foi linchada por dezena de pessoas, quando voltava em casa para buscar uma bíblia para ir à igreja.


A imagem divulgada pela página Guarujá Alerta, era um retrato falado real, de uma pessoa que, supostamente, sequestraria bebês. A associação da imagem à pessoa de Fabiane, foi feita pela comunidade.


Na justiça, os acusados foram condenados a prisão, por homicídio qualificado.


Em São Paulo, se iniciou um projeto de lei para criminalização da divulgação de notícia falsa, com o nome de Lei Fabiane de Jesus. Confira: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=1647666&filename=PL+9884/2018







9 visualizações

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • EPCC no YouTube
  • Casa de Rui Barbosa
bottom of page