Conhecer o patrimônio cultural brasileiro é fundamental para a sociedade
Você sabia que as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais também fazem parte do patrimônio cultural brasileiro? A Constituição federal, documento mais importante do país, cria a Seção II - da Cultura - para explicar a importância da cultura no Brasil. Tem dois capítulos (215 a 216).
A dica 14, do grupo de pesquisa Economia Política da Comunicação e da Cultura (EPCC), mostra que obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais também fazem parte do patrimônio cultural brasileiro. Confira o artigo 216 da Constituição federal de 1988. "Art. 216. Constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, nos quais se incluem:
I - as formas de expressão;
II - os modos de criar, fazer e viver;
III - as criações científicas, artísticas e tecnológicas;
IV - as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais;
V - os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.
§ 1º O Poder Público, com a colaboração da comunidade, promoverá e protegerá o patrimônio cultural brasileiro, por meio de inventários, registros, vigilância, tombamento e desapropriação, e de outras formas de acautelamento e preservação.
§ 2º Cabem à administração pública, na forma da lei, a gestão da documentação governamental e as providências para franquear sua consulta a quantos dela necessitem.
§ 3º A lei estabelecerá incentivos para a produção e o conhecimento de bens e valores culturais.
§ 4º Os danos e ameaças ao patrimônio cultural serão punidos, na forma da lei.
§ 5º Ficam tombados todos os documentos e os sítios detentores de reminiscências históricas dos antigos quilombos. (...)". O grupo de pesquisa Economia Política da Comunicação e da Cultura dá dicas, todas as segundas-feiras, sobre livros, artigos, filmes, séries etc que possam auxiliar as pessoas na compreensão de assuntos ligados à Comunicação, à Cultura e à Informação. Também disponibiliza, em seu site EPCC, materiais de apoio para atividades de divulgação científica.
Conheça os canais de divulgação científica do grupo EPCC Site EPCC - https://pesquisaicfcrb.wixsite.com/epcc Canal de podcasts - Sobre Economia Política da Comunicação e da Cultura-https://open.spotify.com/show/4yJ9nyAbo9h1G0GLyDe8cw?si=Oa_e7neMQeeqzDZZsN_zUw&nd=1
Canal noYoutube - EPCC Brasil-https://www.youtube.com/channel/UC7niIPYHyPTpr24THJx-hiw/playlists Página no Instagram - epcc.brasil - https://www.instagram.com/epcc.brasil/ Página no Facebook - EPCC - Economia Política da Comunicação e da Cultura- https://www.facebook.com/EPCC-Economia-Pol%C3%ADtica-da-Comunica%C3%A7%C3%A3o-e-da-Cultura-107775055231677 Confira também nossos eventos presenciais e online (com direito ao Certificado) e participe!
Imagens da dica:
Arte: Diego Okino
Texto: Eula D.T.Cabral
Comments