Criar, gravar, editar e publicar podcasts científicos
No dia 7 de dezembro de 2020 (segunda-feira), às 18h, será realizado o evento Podcasts científicos. O objetivo é mostrar como se faz um podcast científico, a partir do modelo utilizado pelo grupo EPCC, além das técnicas de gravação e publicação. Será ministrado pela coordenadora do grupo EPCC, Eula Cabral, e pelas participantes Cíntia Freire, Danielle Furlani e Karen Rodrigues. Certificados serão enviados aos que participarem do evento e se inscreverem.
Pra quem ainda não sabe, podcast é um conteúdo publicado na Internet no formato de áudio e que fica disponível para ser ouvido em qualquer momento. Seu objetivo é compartilhar conhecimento sobre determinado assunto. É muito parecido com o rádio, onde o locutor conversa com o ouvinte.
No caso do grupo EPCC, trabalha-se com conteúdos científicos ligados aos direitos à comunicação, à cultura e à informação.
No primeiro momento, decidiu-se trabalhar com podcasts, resultado de fichamentos de artigos e livros científicos da área de Economia Política da Comunicação, da Cultura e da Informação.
A opção da escolha se deu devido à importância do compartilhamento de conhecimento científico em um momento crítico de pandemia do coronavírus, resultando no isolamento social e proibição do acesso físico das pessoas às bibliotecas, livrarias, universidades e escolas.
O grupo Economia Política da Comunicação e da Cultura, registrado no CNPq, criou, então, um canal de podcasts nas plataformas Anchor.FM e Spotify, Sobre Economia Política da Comunicação e da Cultura, compartilhando conhecimento com a sociedade. São publicados, semanalmente, pelo menos, dois podcasts de obras importantes sobre direito à comunicação, à informação e à cultura, que também são disponibilizadas em seu site.
O objetivo do canal de podcasts do grupo é fazer com que os brasileiros tenham acesso à produção acadêmica e entendam cientificamente a importância do direito que todos têm em relação à comunicação, à informação e à cultura. De 25 de março a 18 de novembro de 2020 foram publicados 72 podcasts.
Para facilitar o entendimento e aprendizado sobre podcasts científicos, o grupo criou um manual que auxilia na criação e publicação de podcasts científicos, utilizado em Oficinas que ministra. Confira o passo a passo no nosso Manual.
Passo 1 - Fichamento dos artigos e livros científicos Definido o texto ou a obra, é hora de fazer o fichamento. É importante ressaltar que o ideal é mencionar a obra (sua organização), mas destacar/analisar um capítulo.
Modelo do fichamento: - Referência bibliográfica da obra (de acordo com as normas da ABNT) - Resumo do texto (em um parágrafo) - Quem é o autor (descrição resumida) - O que é a obra e como está dividida - Conceitos (colocar entre aspas, na íntegra, e o número da página) - Autores mencionados - Partes principais do texto - Considerações (de quem está fazendo o fichamento)
Quando se faz o fichamento, é importante que ele seja enviado, em formato texto e por email, para o coordenador do grupo para que ele corrija e veja se o trabalho está correto. Pois, é bom evitar distorções sobre o conteúdo da obra.
Passo 2 - Roteiro do fichamento para o podcast Com o fichamento concluído, é hora de escrever o roteiro (seguir o modelo) para o podcast.
O roteiro do podcast deve ser enviado para o coordenador do grupo para verificar se o conteúdo está correto, uma vez que trabalha com conhecimento científico.
Com o OK do roteiro, é hora de gravar e publicar o podcast.
O roteiro deve ser feito em tópicos, destacando o que você pretende abordar, pois o podcast deve ser uma conversa espontânea com o ouvinte. Cuidado com os "tipo", "bem" e "então" (se não tiver intenção conclusiva).
É importante criar uma introdução padrão: "Sejam bem-vindos a mais um episódio do nosso podcast (nome). Meu nome é (fulano de tal) e hoje vamos falar sobre o livro/artigo/obra do autor tal..."
Da mesma forma, adotar um final padrão: "Este foi mais um episódio do nosso pod- cast (nome do canal). Se você quiser saber mais sobre o assunto, visite o nosso site e curta nossa página (mencionar as redes sociais do grupo). Obrigado(a) pela sua audiência e até a próxima."
O tempo de duração é variável, mas, no caso de obras científicas, o podcast deve ter, no máximo, 30 minutos. Podcasts tendem a ser até maiores, entre 40 minutos a 1h, pois são uma versão de programas de rádio, mas é importante não cansar o ouvinte.
É importante usar uma trilha sonora padrão para indicar começo e fim (colocar após a introdução e antes do fechamento). Outra coisa: se tiver dúvida na pronúncia de palavras e nomes, vá em algum site/ sistema/plataforma que auxilie nas pronúncias corretas.
Próximos passos - Gravação, edição e publicação Com o texto corrigido, é hora de gravar.
O gravador mais fácil de usar é o do telefone móvel (o seu celular). O aplicativo permite a gravação e edição.
Procure gravar em um lugar sem barulhos externos e sem eco. Quanto mais silêncio e sem sons exteriores, melhor.
Confira hoje, dia 7, dicas de gravação, edição e publicação. Olhe também o nosso Manual.
Participe do evento e aprenda a fazer podcasts e a compartilhar conhecimento com a sociedade!
Podcasts científicos
Data: 07/12/2020 (segunda-feira)
Horário: 18h
Palestrantes: Eula D.T.Cabral, Cíntia Freire, Danielle Furlani e Karen Rodrigues.
Comentarios