Cultura no Bicentenário da Independência do Brasil
Por que é importante entender um pouco mais de Cultura no Bicentenário da Independência do Brasil?
Em setembro de 2022 comemora-se o Bicentenário da Independência do Brasil. Mas, o que foi feito no campo da cultura brasileira neste período?
Para entender um pouco mais sobre a importância da Cultura no bicentenário da Independência do Brasil, no dia 14 de setembro de 2022, às 18h, o grupo de pesquisa Economia Política da Comunicação e da Cultura (EPCC) junto com o setor de Pesquisa em Políticas Culturais e o Programa de Pós-graduação em Memória e Acervos da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) realizam o IX Ciclo de Palestras "Paradigmas culturais hoje". O evento é online e gratuito. Será transmitido no canal do youtube EPCC Brasil com Certificado para os que se inscreverem e participarem do evento.
Três palestrantes farão análise da cultura no Brasil. A chefe do setor de Pesquisa em Políticas Culturais e coordenadora do grupo de pesquisa Economia Política da Comunicação e da Cultura (EPCC), Eula D. T. Cabral, trabalhará com o tema A importância da cultura no Brasil: do descobrimento ao século XXI. A jornalista da TV Globo e especialista em produção de série históricas para o jornalismo, Mônica Sanches, falará sobre 1822, uma conquista dos brasileiros. O desafio de contar o processo de independência na TV. A diretora audiovisual & transmídia e Mestre em Memória e Acervos pela PPGMA/FCRB, Lúcia Novaes, analisará A cultura dos direitos das mulheres no Brasil e o reality show drama familiar de Domitila de Castro de Canto e Mello.
Faça sua inscrição, participe e garanta o seu Certificado.
Conheça as palestrantes
Mônica Sanches é formada em jornalismo na USP. Em 34 anos de carreira, acumulou experiência em várias funções no rádio e na TV, desde a produção até a apresentação. Trabalhou no SBT e na Bandeirantes antes de entrar na Globo Rio onde está há 30 anos. Como repórter especial, atuou em todos os programas de jornalismo, ganhando prêmios como o Airton Senna, dedicado à educação, e o Prêmio Imprensa Embratel de Jornalismo Cultural. Desde 2007, após um curso no IHGB, se especializou na produção de série históricas para o jornalismo e também foi consultora da novela "Nos Tempos do Imperador". O último trabalho foi a produção de quatro séries especiais sobre o Bicentenário da Independência para o Fantástico, o Jornal Nacional, o Bom Dia Brasil e o Jornal Hoje.
Lucia Novaes é Mestre em Memória e Acervos pelo PPGMA/FCRB. Diretora de televisão e conteúdo multiplataforma. Autora e diretora artística de séries televisivas reality show drama familiar. Começou como diretora de cena e coordenadora de produção aos 19 anos no Departamento de Projetos Especiais do Canal por assinatura MTV Brasil (TVA). Teve duas indicações ao Video Music Awards Brazil por voto popular. Dirigiu mais de 150 filmes publicitários para grandes marcas como: Coca-Cola, General Motors, Net e Rede Globo de Televisão, tornando-se especialista em direção de criança, testemunhais e campanhas de impacto para arrecadar fundos para Instituições, adquirindo expertise para processos como: direção de equipes multidisciplinares, gerenciamento de projetos multiplataforma e orçamentos, e desenvolvimento de arcos de personagens.
Eula Dantas Taveira Cabral tem Pós-Doutorado em Comunicação pela UERJ. É Doutora e Mestre em Comunicação Social pela UMESP. É chefe do setor de Pesquisa em Políticas Culturais do Centro de Pesquisa da FCRB. Professora do Programa de Pós-graduação em Memória e Acervos (PPGMA) da FCRB. Coordenadora e pesquisadora do grupo de pesquisa Economia Política da Comunicação e da Cultura (EPCC) e pesquisadora do EMERGE - Centro de Pesquisas e Produção em Comunicação e Emergência - UFF. Coordena projetos de pesquisa com alunos de graduação e pós-graduação. Atua na área de Economia Política da Comunicação e da Cultura verificando a relação entre Comunicação, Cultura e Informação e seu impacto na sociedade brasileira a partir dos ângulos político, econômico, social, cultural e tecnológico.
Faça sua inscrição, participe e garanta o seu Certificado.
IX Ciclo de Palestras "Paradigmas culturais hoje"
“Políticas Culturais no bicentenário da Independência do Brasil”
Data: 14/09/2022 (quarta-feira)
Horário: 18h
Palestrantes: Eula D.T.Cabral, Monica Sanches e Lúcia Novaes
Local: canal no youtube EPCC Brasil - https://www.youtube.com/watch?v=49sPqE2k2KA
Inscrições (para garantir Certificado): https://doity.com.br/ix-ciclo-de-palestras-paradigmas-culturais-hoje-politicas-culturais-no-bicentenario-da-independencia
Realização: EPCC, PPGMA e setor de pesquisa em Políticas Culturais da FCRB
O grupo de pesquisa Economia Política da Comunicação e da Cultura dá dicas, todas as segundas-feiras, sobre livros, artigos, filmes, séries etc que possam auxiliar as pessoas na compreensão de assuntos ligados à Comunicação, à Cultura e à Informação. Também disponibiliza, em seu site EPCC, materiais de apoio para atividades de divulgação científica.
Canais de divulgação científica do grupo EPCC
Site EPCC-https://pesquisaicfcrb.wixsite.com/epcc
Canal de podcast científico - Sobre Economia Política da Comunicação e da Cultura - https://open.spotify.com/show/4yJ9nyAbo9h1G0GLyDe8cw?si=Oa_e7neMQeeqzDZZsN_zUw&nd=1
Canal noYoutube - EPCC Brasil- https://www.youtube.com/channel/UC7niIPYHyPTpr24THJx-hiw/playlists
Página no Instagram - epcc.brasil - https://www.instagram.com/epcc.brasil/
Página no Facebook - EPCC - Economia Política da Comunicação e da Cultura- https://www.facebook.com/EPCC-Economia-Pol%C3%ADtica-da-Comunica%C3%A7%C3%A3o-e-da-Cultura-107775055231677
Imagens da dica
Texto e edição: Eula D.T.Cabral
Arte: Diego Okino
Veja ainda
Dica 35 - Sobre a Independência do Brasil
Dica 34 - Cultura é analisada sob o ângulo de Eagleton, Certeau, Chaui e Rezzuti
Dica 33 - Panorama reflexivo da Cultura e da Comunicação
Dica 32 - Comunicação, Cultura e Informação em perspectiva
Dica 31 - Trajetórias culturais e arranjos midiáticos
Dica 30 - O tecido social da Comunicação, da Cultura e da Informação
Comentarios