top of page
Eula D.T.Cabral

Cultura é fundamental na radiodifusão

Você sabia que a cultura é fundamental na produção e na programação das emissoras de rádio e televisão? A Constituição federal, documento mais importante do país, menciona 63 vezes o termo cultura, onde na seção 2, da Cultura, registra dois capítulos (215 e 216) explicando sobre sua importância e como direito dos brasileiros. E, como sua população é consumidora midiática, principalmente, de rádio e de televisão, no capítulo V - da Comunicação Social - mostra a importância da cultura na radiodifusão.


A dica 12, do grupo de pesquisa Economia Política da Comunicação e da Cultura (EPCC), mostra a importância da cultura na produção e na programação das emissoras de rádio e televisão, registrada no artigo 221 da Constituição. "Art. 221. A produção e a programação das emissoras de rádio e televisão atenderão aos seguintes princípios:

I - preferência a finalidades educativas, artísticas, culturais e informativas;

II - promoção da cultura nacional e regional e estímulo à produção independente que objetive sua divulgação;

III - regionalização da produção cultural, artística e jornalística, conforme percentuais estabelecidos em lei;

IV - respeito aos valores éticos e sociais da pessoa e da família".

O grupo de pesquisa Economia Política da Comunicação e da Cultura dá dicas, todas as segundas-feiras, sobre livros, artigos, filmes, séries etc que possam auxiliar as pessoas na compreensão de assuntos ligados à Comunicação, à Cultura e à Informação. Também disponibiliza, em seu site EPCC, materiais de apoio para atividades de divulgação científica.




Imagens: Arte: Diego Okino Texto: Eula D.T.Cabral

35 visualizações

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • EPCC no YouTube
  • Casa de Rui Barbosa
bottom of page