Decolonialidade no Brasil é tema do novo episódio de podcast do EPCC
Neste domingo (21), foi lançado mais um episódio do podcast do grupo de pesquisa EPCC. O episódio comenta sobre o artigo “O decolonial no Brasil: uma ideia fora do lugar?”, de Muryatan Santana Barbosa. O texto foi publicado no ano de 2018, no livro “Economia política, comunicação e africanidades”, que teve como organizadores Verlane Aragão Santos e Mauricio Herrera-Jaramillo.
O artigo visa refletir sobre certas questões epistemológicas pressupostas no “giro decolonial”. Em particular na sua fundamentação étnico-racial, que é inerente ao conceito de colonialidade do poder trazido por Aníbal Quijano, sociólogo e humanista peruano. Por fim, busca-se analisar, de forma sucinta, as continuidades e descontinuidades de tal abordagem em relação à do “racismo estrutural”, mais usual do campo antirracista no Brasil. A tese deste ensaio é que embora o decolonial tenha contribuições importantes para a academia e a luta antirracista no Brasil, em especial a partir do conceito de colonialidade do poder de Quijano, ele não pode fundamentar uma práxis negra brasileira, tendo em conta a realidade contemporânea das relações étnico-raciais no país.
Siga nosso podcast Sobre Economia Política da Comunicação e da Cultura e ouça o novo episódio do projeto nas plataformas digitais:
Comments